Não pense só em si!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Não pense só em si!

O voto é uma das ações individuais mais coletiva que existe. O seu voto pode influenciar mais a vida do seu vizinho do que a sua própria vida. E também pode impactar mais ainda a vida de alguém que vive distante da sua casa. Talvez o seu amigo, parente ou “patrão” não seja o melhor gestor para sua cidade. Ou até mesmo para o seu bairro. É duro pensar assim.

Mas pode ser a dura verdade. Não vote por mera afinidade. O cargo de prefeito ou prefeita não é fruto de um favor. Por vezes, aquele candidato (a) que você não suporta nem ouvir a voz pode ser o melhor gestor – ou gestora – para a sua cidade. Não vote por paixão. Olhe mais às pessoas e menos aos partidos. Evite filtros superficiais. Descarte as meias verdades e determinados paradigmas. Tente enxergar a raiz e deixe os galhos pra depois. Escute a razão. E pense bem em quem votar. Não pense só em si.

RETA FINAL

A terceira pesquisa realizada pelo Instituto Methodus mostra um cenário completamente distinto daqueles apresentados em agosto e setembro pelo mesmo instituto. Desta vez, e agora às vésperas da eleição, a pesquisa aponta um crescimento impressionante de Carlos Ranzi (MDB). Ele subiu de 24,5% para 36,8% em pouco mais de duas semanas. E mais. A principal adversária, de acordo com as pesquisas, perdeu seis pontos percentuais no mesmo período, caindo de 38,3% para 32,3%. Além de ultrapassar Gláucia Schumacher (PP) na menção estimulada, o emedebista surpreendeu na menção espontânea e também tomou à frente. Ele subiu de 14,3% para 25,1%, enquanto a atual vice-prefeita caiu de 25,8% para 22,6%. Na espontânea, ainda é alto o número de indecisos: 42%. Na estimulada são apenas 11,9%. Mas o que mais chama a atenção, sem sombra de dúvidas, é o fato do vereador Carlos Ranzi ter a surpreendente chance real de quebrar a hegemonia do PP em Lajeado. Dito isso, prevejo fortes emoções no pleito lajeadense. E que vença o mais preparado (a)!

Voto a voto em Teutônia

A última pesquisa realizada pelo Instituto Methodus reacendeu a esperança do PDT reeleger Celso Forneck, mas também manteve acessa a chama para os ex-prefeitos Jonatan Brönstrup (PSDB) e Renato Altmann (PSD). Os três candidatos possuem chances reais de vitória no pleito de domingo. E restam poucas horas para buscar todo tipo de voto. Inclusive o “voto útil”, é claro.

Disputa acirrada em Estrela

O pleito de Estrela será decidido no detalhe. Com cinco frentes, o próximo prefeito (a) não precisa muito mais do que 30% para ser eleito (a). Na eleição passada, por exemplo, eram sete candidatos e a atual prefeito Elmar Schneider (MDB) foi eleito com 30,68%. Na última pesquisa do Instituto Methodus, Carine Schwingel (UB) apareceu com 35%. É a favorita. Mas ainda não ganhou.

Indefinição em Arroio do Meio

O atual prefeito Danilo Bruxel (PP) apresentou um significativo crescimento durante a campanha. Pulou de 24,2% para 29% entre agosto e o fim de setembro, conforme pesquisas do Instituto Methodus. Já o principal adversário, o ex-prefeito Sidnei Eckert (MDB), oscilou de 42,4% para 40,7% no mesmo período. E os candidatos do PL e do PT somam, juntos, pouco mais de 10%.

Força das mulheres (errata)

Na edição de sexta-feira, cometi um erro grosseiro. Escrevi que Aline Köhl (PL) em Teutônia e Carine Schwingel (União Brasil) em Estrela eram as “únicas candidatas a prefeita nas principais cidades do Vale do Taquari”. A bem da verdade, eu queria me referir às cidades que nunca foram governadas por mulheres. Nesta confusão toda, de inteira responsabilidade minha, esqueci de citar a candidata a prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher (PP). Feito o registro. Siga la pelota!

Atenção: não tem segundo turno

Nunca é demais lembrar que, em cidades com menos de 200 mil habitantes, não há chance de segundo turno no pleito municipal. Portanto, é importante que você exerça a cidadania neste domingo. Só é possível votar neste domingo. Não haverá segundo turno no Vale do Taquari!

TIRO CURTO

  • Lajeado foi palco de um protesto às vésperas do pleito. O pedido é por moradias dignas a quem sofreu com as enchentes. Mas tem que cuidar. Todo e qualquer movimento próximo ao dia do pleito pode ser suspeito. E o risco de colocar a causa (que é justíssima) em dúvida foi grande.
  • Por ora, e salvo engano, nenhum candidato a prefeito ou prefeita confirmou nomes para os futuros quadros de secretário. Mesmo aqueles que concorrem à reeleição. Será que isso preocupa o eleitor?
  • O último debate entre os candidatos de Lajeado deflagrou uma relação mais ríspida entre Dr. Sergio Kniphoff (PT) e Carlos Ranzi (MDB). A cena mostrou que estavam certos aqueles que não queriam uma chapa com os dois vereadores. Mas pode dificultar a luta pelo chamado “voto útil”.
  • Não venda seu voto. E se por ventura já vendeu, vote contra quem pagou. Boa eleição a todos!

Acompanhe
nossas
redes sociais