A enchente de maio que atingiu a região motivou a 104ª Zona Eleitoral a realizar a substituição de 115 urnas eletrônicas danificadas.
As novas urnas, vindas de Brasília, já foram testadas ao longo da semana e começaram a ser distribuídas neste sábado, abrangendo seis municípios: Arroio do Meio, Capitão, Pouso Novo, Nova Bréscia, Travesseiro e Coqueiro Baixo.
Segundo o chefe do cartório eleitoral, Ivan Quoos, o processo tem transcorrido sem contratempos, mas com várias mudanças importantes. “Estamos implementando novidades neste pleito, e tudo está correndo conforme o previsto. As urnas tem um formato diferente e ao mesmo tempo temos a expectativa de garantir mais agilidade na votação”, afirmou.
Mudanças de locais
Uma das principais na eleição de 2024 é a nova localização do Cartório Eleitoral, que agora funciona na rua Dr. João Carlos Machado. Devido à logística para o recebimento das urnas, a rua será bloqueada neste domingo.
Em Arroio do Meio, os eleitores precisam estar atentos às mudanças nos locais de votação. As urnas do bairro Navegantes foram transferidas para o salão paroquial, as da Escola Guararapes agora estarão no Colégio Bom Jesus, e as sessões que antes funcionavam na Secretaria de Educação serão realocadas para o Seminário Sagrado Coração.
“Fizemos a identificação em todos os bairros e locais afetados, para que o eleitor esteja bem orientado e localizado”, afirma Quoos.