Pois além da Brasrede, agora também a Suprivale Intelbras e a Nexsul Conectividade instalaram câmeras de videomonitoramento que permitem acompanhar o fluxo de veículos na travessia do Taquari, até com maior amplitude e melhor resolução.
Com certeza muita gente confere antes essas imagens, pra ver como está o trânsito nesses pontos nevrálgicos da logística local e regional, adiantando ou postergando a passagem e assim contribuindo para diminuir potenciais engarrafamentos.
Reforço: conta ponto e as iniciativas merecem destaque.
VITRINES RODOVIÁRIAS
Na maioria dos trechos as estradas e rodovias são importantes e sempre fundamentais elos logísticos entre malhas locais, regionais, estaduais, federais e até internacionais.
Mas um inúmeros casos e trechos específicos também são vitrines relevantes, dentro do conceito tradicional de que quem não é visto, não é lembrado.
Isso vale prá qualquer prateleira de armazém de esquina ou supermercado, bem como prá localização em shoppings e os chamados pontos comerciais urbanos.
Determinados municípios inclusive aqui da região meio que se perderam na poeira ao longo do tempo também em função disso: deixaram de estar integrados a importantes eixos logísticos e até as ¨vitrines¨ foram prejudicadas.
30% DE QUANTO?
Trinta por cento calculados sobre cinqüenta por cento na real dá pouco mais que uns 15%, a pau e corda. 30% ou mais ainda nem pensaram no assunto e boa parte disso talvez nem queiram saber, tem outras prioridades bem mais relevantes no momento ou não tem nenhuma expectativa que A, B ou C façam qualquer diferença na realidade objetiva dos fatos.
Segundo meu palpitômetro de precisão, apesar do curto tempo restante ainda tem água pra correr debaixo dessas pontes.
É bom ficar antenado…
ANÚNCIOS DESCLASSIFICADOS
Troco um Ministério da Salivação por um Tique-Tique Nervoso, pago a diferença.
AGRICULTURA FAMILIAR
É sempre bom não misturar conceitos, coisa geralmente provocada por razões puramente ideológicas. A chamada Agricultura Familiar não deve ser confundida com o tamanho da propriedade, ou com a capacidade de investimento realizado em cada área específica.
Há empreendimentos de pequeno, médio e até grande porte que são essencialmente familiares. Assim como existem semelhantes nessas respectivas dimensões que podem ser classificados como agricultura/pecuária empresarial, inclusive registrados como tal.
É claro que os mais pequenos e frágeis sempre devem ser melhor protegidos, em qualquer situação humana. Mas não há razões para ser contra os mais ¨criados¨, afinal todos estão no mesmo barco.
A NOVA PONTE
Uma nova travessia sobre o Taquari realmente não é assunto de hoje, vem de longa data e muitas opções já receberam estudos preliminares.
Umas mais pra cima, algumas mais pro meio, outras mais pra baixo. Com o tempo várias opções foram sendo descartadas, basicamente em função da ocupação territorial urbana das cidades, da duplicação da travessia.
Quando foi projetada a então Estrada da Produção, na época parcialmente classificada como RS-13, também haviam várias opções estudadas para a chamada ¨subida da serra¨. Uma via Venâncio Aires, aproveitando a ponte de Mariante já existente. Outra por Arroio do Meio, pelo lado esquerdo do Forqueta. Mais uma por Lajeado, lá pelas bandas de Carneiros e subindo pela margem direita do Forqueta.
Em função de articulações políticas e econômicas locais, estaduais e até internacionais, o trajeto da atual BR-386 acabou sendo a que existe hoje.
CINE BRASIL APRESENTA
Salve a Amazônia! (duplo com) Sumiços Artísticos.
LIVRE PENSAR
“Lealdade conquistada com dinheiro, por dinheiro se vende.” (autoria incerta)
SAIDEIRA
Nôna metendo bronca com o nôno:
– O que é que pensa chegando em casa do bolicho a essa hora, quatro da madrugada??!!
– Que o luar realmente realça