Carlos Ranzi ultrapassa Gláucia e lidera pesquisa derradeira

eleições de LAJEADO

Carlos Ranzi ultrapassa Gláucia e lidera pesquisa derradeira

Resultados colocam os dois em empate técnico, com o emedebista numericamente à frente pela primeira vez na campanha. Kniphoff registra novo recuo. Para diretor do Instituto Methodus, indecisos podem decidir a eleição

Carlos Ranzi ultrapassa Gláucia e lidera pesquisa derradeira
Lajeado

A terceira e última pesquisa de intenção de voto com os candidatos a prefeito de Lajeado indica uma disputa acirrada e com emoção até o fim no município mais populoso da região. Pela primeira vez, Carlos Ranzi (MDB) aparece numericamente à frente, em situação de empate técnico com Gláucia Schumacher (PP).

O levantamento foi feito pelo Instituto Methodus, contratado pelo Grupo A Hora. A margem de erro dos resultados é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, foram entrevistadas 400 pessoas, entre os dias 2 e 4 de outubro de 2024. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: RS-08604/2024.

Na pesquisa estimulada, Ranzi cresceu 12,3 pontos percentuais em relação aos números de setembro e agora soma 36,8% das intenções de voto. Está pouco mais de quatro pontos acima de Gláucia, que oscilou cinco pontos para baixo e agora tem 32,3%. Pela margem de erro, os dois estão empatados.

Dr. Sergio Kniphoff (PT) oscilou negativamente mais uma vez. Depois de recuar 0,7 ponto na segunda pesquisa, desta vez, a queda foi de 4,1 pontos, deixando-o para trás na disputa, com 10,7%. Os brancos e nulos representam 8,2%, enquanto 11,9% ainda permanecem indecisos.

Esta é a última das 12 pesquisas divulgadas com exclusividade pelo A Hora nesta cobertura, dentro do projeto Pensar Eleições 2024. A primeira de Lajeado havia sido publicada em agosto, antes do começo da campanha eleitoral. Em setembro, houve um segundo levantamento da intenção de voto no município.

Muitos eleitores ainda indecisos

Os dados da pesquisa espontânea comprovam que a disputa está em aberto. Afinal, o índice de eleitores ainda indecisos permanece alto. São 42% que declaram não saber em quem votar, mesmo às vésperas do pleito. Esse percentual, em agosto, era de 74%.

Ranzi também lidera na menção espontânea, ao crescer quase 11 pontos em um mês. Ele soma 25,1% dos votos. Gláucia recuou 3,2 pontos e agora contabiliza 22,6%. Ambos estão em empate técnico. Kniphoff oscilou 2,1 pontos e tem 5,2%. Os brancos e nulos representam 5% dos entrevistados.

Conforme o diretor-presidente do Instituto Methodus, José Sauer, a diferença mínima e o alto índice de eleitores indecisos indica um domingo de apuração emocionante em Lajeado. “Ambos [Ranzi e Gláucia] podem obter a vitória. A diferença entre eles mostra que é absolutamente possível uma mudança, em virtude de uma indecisão que é uma das mais altas da região”, realça.

Avanço sobre os adversários

Ao analisar o desempenho dos candidatos na pesquisa e comparando com os resultados anteriores, Sauer entende que Ranzi conseguiu avançar não somente sobre o percentual de indecisos, mas também em relação aos adversários.

“A queda de cinco pontos da Gláucia indica que ela perdeu votos para o próprio Ranzi, que também tira votos que iriam para o Kniphoff e dos indecisos. Ele cresce muito e abre vantagem diante de uma candidata que se manteve estável”, avalia.

O dia anterior a eleição, conforme Sauer, tende a ser de uma busca acirrada pelo voto. “É uma disputa que vai crescer muito a partir da divulgação da pesquisa. Ou seja, nada impede que a Gláucia consiga reverter essa diferença e obtenha a vitória”.

Votos válidos

Assim como nas novas pesquisas de Arroio do Meio, Teutônia, Encantado e Estrela, o Instituto Methodus fez o cálculo dos votos válidos para Lajeado. Ou seja, aquele cenário em que são excluídos os brancos, nulos e indecisos. O percentual deve somar 100%.

Ranzi aparece com 46,1% das intenções de voto, seguido por Gláucia, com 40,5%. Já Kniphoff tem 13,4%. “A apuração dos votos tende a ser emocionante no município”.

FICHA TÉCNICA PARA DIVULGAÇÃO:

  • Período de realização da pesquisa: de 2 a 4 de outubro de 2024
  • Tamanho da amostra: 400 entrevistas
  • Margem de erro: 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos
  • Nível de confiança: o intervalo de confiança é de 95%
  • Contratante: Jornal A Hora Ltda
  • Empresa contratada: Instituto Methodus Análise de Mercado Sociedade Simples Ltda.
  • Número do registro: RS-08604/2024
  • Data de publicação da pesquisa: 5 de outubro de 2024

Confira pesquisa completa na edição impressa deste fim de semana, 5 e 6.

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