Promotor destaca cuidados na reta final da campanha eleitoral

eleições 2024

Promotor destaca cuidados na reta final da campanha eleitoral

Período de silêncio eleitoral inicia neste sábado, às 22h

Promotor destaca cuidados na reta final da campanha eleitoral
Carlos Augusto Fioriolli, promotor de Justiça Eleitoral da Comarca de Lajeado (Foto: Paulo Cardoso).

Com apenas dois dias para as eleições, o promotor de Justiça Eleitoral da Comarca de Lajeado, Carlos Augusto Fiorioli destaca a importância de seguir as regras estabelecidas para garantir a lisura do processo eleitoral. Com cerca de 94 mil eleitores somente em Lajeado, ele espera que o período de silêncio eleitoral, que inicia neste sábado, ocorra de maneira tranquila, permitindo que os cidadãos votem livremente e sem pressões.

Fiorioli salienta que, em Lajeado, há três candidatos à majoritária que têm profundo conhecimento da comunidade. Esse entendimento, segundo ele, é essencial para que respeitem as normas da Justiça Eleitoral. O promotor alerta para a existência de práticas ilícitas, como corrupção e boca de urna, que podem manchar o processo eleitoral. Ele destaca a proibição de ações como o transporte de eleitores em caminhonetes com bandeiras, que pode resultar em multas e complicações legais.

“Façam tudo dentro da regra. Ao sair da seção eleitoral, evitem usar camisetas ou bandeiras em grupos, pois isso caracteriza boca de urna”, orienta Fiorioli, reforçando que a segurança durante o pleito estará garantida com a presença da polícia militar na região do Vale do Taquari.

A preocupação com abusos no último dia de campanha é evidente. O promotor menciona que práticas como compra de votos e transporte irregular de eleitores estarão sob vigilância rigorosa. Ele enfatiza a importância de manter uma postura ética e alerta sobre as consequências de ações inadequadas, que podem resultar em investigações e processos judiciais.

Além disso, o promotor aborda a recente decisão judicial que garantiu a gratuidade do transporte público no dia da eleição. Ele expressou surpresa ao ser informado da liminar, ressaltando que, embora a medida seja positiva, há implicações financeiras que precisam ser consideradas, principalmente em relação aos contratos das concessionárias de transporte. Fiorioli sugere que essa responsabilidade deveria ser compartilhada pela União, dado que o processo eleitoral é de natureza federal.

Por fim, Fiorioli fez um apelo aos eleitores que ainda estão indecisos sobre seu voto: “Vote e não anule seu voto, pois cada escolha tem o potencial de impactar nossa comunidade. Se não encontrar alguém que lhe agrade, vai encontrar aquele que você talvez gostaria de dar uma chance para ser o seu governante o seu representante político”.

Sobre a situação do Colégio Castelo Branco, não há garantia de retorno das atividades em 2025. De acordo com Fiorioli, a decisão depende do compromisso do governo estadual com a reestruturação necessária para o funcionamento da escola, em conjunto com o município. A questão, segundo ele, está nas mãos do vice-governador e do governador, que devem buscar soluções para as demandas educacionais na região.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais