A Divisão de Acesso pode ser disputada em um outro período do ano e também pode ter uma alteração na fórmula de disputa em 2025. Este é o debate iniciado pelos clubes em reunião nesta semana. Ainda está tudo no começo, mas a ideia agrada a maioria das equipes envolvidas na competição.
Pelo debate proposto pelos clubes, a Série A2 não seria mais disputada logo após o Gauchão, em abril, como é atualmente. A ideia é de um campeonato iniciando em agosto e terminando em novembro. Entre os motivos, a condição climática. Nos últimos anos, com o campeonato terminando no meio do ano, os gramados apresentavam condições ruins devido à chuva e um baixo público pelo período de frio.
Outra ideia que já vem sendo debatida há alguns anos é uma possível mudança de fórmula. Agora o tema ganhou força. A proposta é seguir os moldes do Gauchão, com um grupo único, de 16 clubes. Assim, passariam os mesmos oito clubes para a fase de mata-mata até definir o campeão.
Lajeadense a favor
De acordo com o presidente do Lajeadense, Marcos André Mallmann, a maioria das equipes se posicionou a favor. Só Novo
Hamburgo, Santa Cruz e Bagé foram contra a ideia de mudança de data e fórmula. “Nos últimos anos temos notado que jogar no inverno é difícil. Campo ruim, difícil manutenção, até as lesões aumentam. O nosso gramado é complicado de cuidar, então atuar em época de mais chuva e umidade dificulta a atividade e o bom jogo. O público também é ruim em temperaturas mais baixas. Percebi que isso não foi uma reclamação apenas do Lajeadense, mas de quase todos os times”, declara.
Reunião oficial em novembro
A conversa ainda é inicial e não houve uma votação oficial, mas a Federação Gaúcha de Futebol está ciente e aberta ao debate. O encontro online serviu para ouvir os clubes.
A entidade ainda não divulgou o calendário do futebol gaúcho de 2025, que pode anunciar a mudança de data da competição. Em novembro deve haver uma reunião presencial com a FGF e lá o assunto ser debatido e provavelmente já votado.