Cartas do passado preservam a história dos imigrantes alemães

OPINIÃO | Waldemar Richter

Cartas do passado preservam a história dos imigrantes alemães

Enviadas com frequência, essas correspondências se tornaram registros históricos valiosos

Cartas do passado preservam a história dos imigrantes alemães

Há um século, as cartas eram o principal meio de comunicação entre os alemães do Vale do Taquari e seus parentes na Europa. Enviadas com frequência, essas correspondências se tornaram registros históricos valiosos. Muitas delas estão preservadas como memória no Arquivo Histórico Municipal de Lajeado.

O historiador Wolfgang Collishonn, descendente de imigrantes alemães, dedicou-se a traduzir as cartas de diversas famílias. Entre os documentos, encontram-se cartas de guerra enviadas da Alemanha para famílias de Conventos, detalhando o cenário da época. Collishonn teve o cuidado de manter a originalidade dos termos usados nas correspondências.

Hoje, aos 93 anos, o historiador não apenas traduziu essas cartas, mas também livros que dão visibilidade aos desafios e às trajetórias dos imigrantes alemães.

Você sabia?

– Você sabia que Lajeado tem um centro que destaca a dança e o esporte alemão? Fundado em 1992, o Centro de Cultura Alemã de Lajeado nasceu do desejo de fortalecer a identidade cultural alemã na região. A coordenadora de dança, Vânia Purper Worn, salienta a dança é uma forma de perpetuar cultura alemã no vale.

Localizado no Salão Troller, no Parque Histórico, o centro é um espaço onde os 80 associados, de 4 a 84 anos se reúnem toda semana. O grupo participa de festivais pelo sul do país, mantendo vivas as tradições através da dança, do esporte e da culinária.

– Marques de Souza celebra o Kerb há 135 anos, mantendo viva uma das tradições mais queridas da cultura alemã. O primeiro baile foi realizado na inauguração da igreja luterana em 1889. A festa durou três dias, , começando com um ato de fé, com culto festivo, seguido por celebrações em família e terminando com os tradicionais bailes de Kerb. Hoje, o Kerb acontece em um único dia. Apesar da mudança, o evento continua sendo um momento de união. Até alguns anos atrás, era costume a banda esperar o término do culto na porta da igreja, conduzindo os participantes ao salão de festas, onde a música e a alegria se espalhavam. Os tempos são outros, mas o espírito de gratidão permanece, fazendo do Kerb um símbolo de tradição em Marques de Souza.

– O Deutscher Kolonie Park, Parque Histórico de Lajeado está passando por uma revitalização completa para receber os visitantes da Neue Heimat Fest, que acontecerá de 18 a 20 de outubro. Novos jardins e flores foram plantados, e o interior de várias casas históricas foi repintado para acolher bem a todos. A Neue Heimat Fest marca a retomada do turismo na região, após a enchente que devastou o Vale do Taquari em maio. O evento é uma celebração das tradições e da cultura local. O acesso ao evento é gratuito e aberto à comunidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais