O diretor do Instituto Methodus, José Carlos Sauer discorre a nova pesquisa divulgada sobre as eleições em Estrela, que aponta um avanço significativo da candidata Carine, do União Brasil, na véspera do pleito. Em comparação com a pesquisa anterior, que indicava um empate técnico entre os três principais candidatos, a atual demonstra que Carine conseguiu captar uma parcela considerável dos indecisos.
De acordo com Sauer, 28% dos eleitores ainda se mostraram indecisos, um índice considerado elevado para a proximidade das eleições. Na análise dos dados, ele destaca que a menção espontânea revela que, ao serem convidados a tomar uma decisão, muitos eleitores favorecem Carine. Ela passou de 28% na menção espontânea para 35% na estimulada, enquanto Elmar Schneider (MDB) e João Braun (PP) apresentaram crescimento limitado, permanecendo dentro da margem de erro da pesquisa”.
Elmar subiu de 17,7% para 19,3%, e João Braun de 15,2% para 18,6%. “Essa dinâmica sugere que a indecisão dos eleitores é, em parte, resultado de um desinteresse geral pelo processo eleitoral”. Sauer observa que muitos eleitores afirmam não saber em quem votar, mas, na realidade, estão desinteressados nas propostas e na campanha.
Na análise dos votos válidos, Carine alcança 43%, abrindo uma vantagem de 20 pontos em relação aos seus concorrentes. Sauer ressalta que, embora mudanças de última hora sejam possíveis, é improvável que os eleitores de João Braun ou Elmar mudem suas decisões de forma significativa neste estágio da campanha.
Ele também aponta que, apesar das tentativas de movimentar a campanha por meio de debates e programas eleitorais, os candidatos não conseguiram atrair novos apoiadores, o que favoreceu o crescimento de Carine. Sauer conclui que, “na reta final, a concentração de esforços para atrair os indecisos será crucial, especialmente em relação aos votos do candidato do NOVO, Jair”.
Acompanhe a entrevista na íntegra