Artistas do Vale se apresentam na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul

200 anos da Imigração alemã

Artistas do Vale se apresentam na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul

Programação ocorre nos dias 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro, incluindo atrações de artistas nacionais

Artistas do Vale se apresentam na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul
Evento anual ocorre no centro da cidade
Estrela

Reconhecida por muitos como a maior celebração da cultura alemã no Brasil, a 39ª edição da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul ocorre em outubro e contará com atrações do Vale do Taquari. O evento promete unir tradições, música e gastronomia, celebrando especialmente os 200 anos da imigração alemã.

Presentes desde a primeira edição da festa em 1984, os Grupos Folclóricos de Estrela continuam a preservar as tradições culturais. Neste ano, quatro categorias se apresentarão no dia 19 de outubro: esperas, sênior, pais e casais coroas. No dia 26 de outubro, será a vez de mais três categorias: oficial A, oficial B e especial. Andréas Hamester, coordenador dos Grupos, expressa o carinho que tem com o evento “É uma verdadeira honra participar e vivenciar há tantos anos um evento que celebra a cultura, a comida e a música. Esta festa valoriza todo o esforço dedicado a manter viva a nossa tradição, e isso nos enche de orgulho”.

30 anos de música e tradição

Um dos principais destaques da Oktoberfest é a Orquestra La Montanara, que em março celebrou 30 anos de trajetória. Fundada em 1994, a orquestra nasceu com a missão de levar a alegria da música tradicional alemã aos eventos da região. A formação inicial contava com oito integrantes, todos oriundos das escolas de música de Teutônia. Com o tempo, a banda diversificou seu repertório e conquistou o coração do público mantendo viva a tradição musical.

Rodrigo José de Castro, coordenador, vocalista e trombonista da orquestra, destaca a importância do grupo no cenário cultural da Oktoberfest. Ele recorda que desde 2007 a banda tem se apresentado anualmente no evento, e a interação com o público é sempre gratificante. “Ver o salão lotado, com o público dançando e cantando, é uma experiência única que mostra como nosso trabalho é valorizado,” afirma o integrante da banda. A orquestra se apresentará no dia 18 de outubro.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais