Professor Forneck volta à briga. E Brönstrup e Altmann seguem fortes

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Professor Forneck volta à briga. E Brönstrup e Altmann seguem fortes

A segunda pesquisa do Instituto Methodus em Teutônia apresenta um cenário bem mais favorável ao atual prefeito Celso Forneck (PDT). Se na primeira pesquisa – divulgada no dia 29 de agosto – o candidato à reeleição estava perigosamente distante dos principais adversários, Jonatan Brönstrup (PSDB) e Renato Altmann (PSD). No entanto, e na reta final de campanha, o pedetista pula de 13,3% para impressionantes 21,8% e agora está praticamente empatado – se levarmos em conta a margem de erro – com os dois ex-prefeitos na preferência do eleitor teutoniense. Faltando quatro dias para o eleitor ir às urnas, e diante do empate técnico entre Brönstrup, Altmann e Forneck, os partidos terão que encontrar novas estratégias para conquistar parte dos 11% de eleitores que ainda não sabe em quem votar no dia seis de outubro. E sem esquecer do chamado “voto útil”…

Pesquisa impugnada. E tá tudo certo!

O PL ingressou com uma ação e conseguiu suspender por um dia a publicação da segunda pesquisa de intenção de votos em Teutônia. E está tudo certo. O diretório demonstrou preocupação com a lisura do processo (diante das informações de que correligionários estariam se oferecendo aos pesquisadores) e a justiça, por meio de liminar, achou prudente esperar para verificar. É do jogo. Verificada a suposta informação, atestou-se que o real cenário e o real ambiente da cidade possibilitaram a correta e segura apuração dos índices de intenção de votos. E vida que segue.

PL e PT estagnados em Teutônia

Assim como em Arroio do Meio, as candidaturas do PL e do PT à majoritária em Teutônia também não decolaram. Apesar dos apelos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do atual presidente Lula (PT) para que a população brasileira apoiasse candidatos dos respectivos partidos, aqui em nossos pagos a impressão é de que as siglas com mais tradição no Vale do Taquari devem prevalecer outra vez. Mas eu ainda estou curioso para verificar a força do PL e do PT nas composições das câmaras.

Tudo igual em Encantado

A segunda pesquisa realizada em Encantado pelo Instituto Methodus apresenta o mesmo cenário da primeira análise de intenção de votos contratada pelo Grupo A Hora, e divulgada no dia 5 de setembro. Atual prefeito e candidato à reeleição, Jonas Calvi (PSDB) aparece à frente (49% das intenções de voto) e com ampla vantagem sobre o novo adversário, Enoir Cardoso (PP), que sustenta praticamente os mesmos 28% do ex-candidato a prefeito e atual candidato a vice, Paulo Costi (PP). Isso tudo na menção estimulada. Por sua vez, Luciano Moresco (PT) também permaneceu com a mesma média da pesquisa anterior: 6,9%. Assim como não mudou o número de indecisos, 12,2%. Ou seja, só um fato “fora da curva” terá força para alterar o cenário.

TIRO CURTO

  • O debate entre os cinco candidatos a prefeito (a) de Estrela ocorreu sem maiores provocações. Nem mesmo a recentíssima ação do Ministério Público Eleitoral, que pede à Justiça a cassação da candidatura de Elmar Schneider (MDB), foi lembrada de forma direta pelos diversos adversários.
  • Além disso, o Grupo A Hora se precaveu e, desta vez, impediu provocações internas dentro do estúdio reservado à concentração e a fala dos candidatos a prefeito (a). Com isso, proporcionou um debate seguro aos protagonistas, garantiu um ambiente maduro, e não deu margem à puerilidade.
  • Em Lajeado, a justiça eleitoral mandou a coligação do PP retirar do ar um vídeo referente à Máfia do Lixo, investigada durante a gestão municipal de 2013 a 2016. De acordo com a decisão, a propaganda eleitoral vinculou de forma desrespeitosa o nome de Carlos Ranzi (MDB). E, de fato, o então vereador jamais foi citado ou investigado no caso.
  • O último debate da Rádio A Hora entre candidatos a prefeito (a) de Teutônia teve alfinetadas entre os cinco postulantes. Uma dessas me chamou mais a atenção, pois envolveu Renato Altmann (PSD) e Aline Köhl (PL), uma dupla que chegou a ser cogitada para formatar chapa na majoritária.
  • O Ministério Público de Lajeado instaurou inquérito civil para investigar os “danos morais coletivos” causados à histórica ponte de ferro em função do tráfego irregular de veículos pesados.

Acompanhe
nossas
redes sociais