O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Infanto-juvenil, Grüner Jäger Volkstanzgruppe, de Linha Marechal Floriano, interior de Venâncio Aires, fará uma viagem cultural internacional entre os dias 17 e 20 de outubro. O destino será a Argentina e o Paraguai, com o objetivo de promover um intercâmbio cultural, a partir de danças típicas que serão apresentadas nos países.
O presidente do grupo, Gilberto Kurz, destaca a importância da viagem que possui potencial de divulgação da cidade justamente em colônias alemãs, onde, ainda hoje, se fala o mesmo dialeto germânico praticado na Capital do Chimarrão. “A língua oficial nos dois países é o espanhol, mas o alemão será nossa principal forma de comunicação, facilitando a troca de experiências culturais e oferecendo uma vivência única para as crianças e pais”, afirmou Kurz
A saída está marcada para ocorrer na quinta-feira, 17, quando 90 integrantes embarcarão até a cidade de Capioví, na Argentina. Na sexta-feira à noite, em parceria com a prefeitura local, o grupo fará apresentação no centro da cidade, em um evento aberto ao público. Já no sábado, o grupo seguirá para a cidade de Obligado, no Paraguai, para apresentações na Oktoberfest local. O retorno ao Brasil ocorre a partir do domingo, após o almoço.
O Grüner Jäger Volkstanzgruppe comemorou em 2024 dez anos oficiais de existência. Embora a instituição cultural e social, que promove a cultura alemã no município, tenha iniciado as atividades ainda em 2008 a partir de projetos extraclasses desenvolvidos na Escola Municipal Santa Catarina.