Um triplo empate técnico na disputa pela prefeitura da segunda cidade mais populosa da região. É o que indica nova pesquisa de intenção de voto em Teutônia. O levantamento também mostra uma mudança nas primeiras colocações em relação aos dados divulgados em agosto, com Jonatan Brönstrup (PSDB) numericamente à frente.
O levantamento foi feito pelo Instituto Methodus, contratado pelo Grupo A Hora. A margem de erro dos resultados é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, foram entrevistadas 400 pessoas, entre os dias 28 e 30 de setembro de 2024. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: RS-04447/2024.
Brönstrup repetiu o desempenho da primeira pesquisa, com 25,6% dos votos na estimulada. Já Renato Altmann (PSD), que liderava o cenário em agosto, agora tem 23,3%, uma queda de 3,7 pontos percentuais. Logo atrás, está Professor Celso Forneck (PDT), que saltou mais de oito pontos e agora tem 21,8%.
Aline Kohl (PL), que estava tecnicamente empatada com Forneck na pesquisa anterior, oscilou 0,5 pontos para baixo e fica na quarta colocação, com 10,8%. Dr. Renato Dreyer (PT) cresceu 0,8 pontos e tem 4,5%. Neste cenário, os brancos e nulos representam 3%, enquanto 11% ainda estão indecisos.
Esta é a nona das 12 pesquisas que serão divulgadas com exclusividade pelo A Hora nesta campanha eleitoral, dentro do projeto Pensar Eleições 2024. O primeiro levantamento de Teutônia havia sido publicado em agosto. Ainda serão apresentadas novas rodadas de intenções de voto em Encantado, Estrela e Lajeado.
Candidatos colados
A pesquisa espontânea comprova o equilíbrio do pleito municipal. Neste cenário, Brönstrup e Forneck aparecem numericamente empatados na frente, ambos com 20,6%, enquanto Altmann tem 20,3%, logo atrás. Aline aparece com 9,3% e Dreyer soma 2%. Ao todo, 24,3% declararam ainda não saber em quem votar, mesmo a quatro dias do pleito.
Neste cenário, chama atenção que quatro dos cinco candidatos melhoraram seus desempenhos. Forneck teve maior salto, com 12 pontos a mais do que em agosto, enquanto Aline subiu 4,1 pontos e Brönstrup cresceu 3,2 pontos. Altmann, por outro lado, viu seu percentual cair pouco mais de 3%.
Para o diretor-presidente do Instituto Methodus, José Sauer, o “empate absoluto” na espontânea e o alto percentual de indecisos mostram que a eleição está “totalmente indefinida”. Para ele, qualquer um dos três candidatos que estão empatados podem vencer a eleição no próximo domingo.
“Numa disputa acirrada como essa, [o número de indecisos] é o que vai decidir o resultado final. Essa eleição está indefinida e teremos uma disputa acirrada até o fim. É improvável que alguém dispare quando começar a apuração das urnas. Será voto a voto”, salienta.
Cenário imprevisível
Ao comparar os números desta com os da primeira pesquisa, Sauer observa evolução de Forneck, atual prefeito, que aparecia bem abaixo. Lembra, no entanto, que quem mais cresce da espontânea para a estimulada é Jonatan Brönstrup, ex-prefeito, o que lhe dá ligeira vantagem.
“Nas comparações, vemos que o Jô [Jonatan Brönstrup] não se mexeu, mas trocando de posição com o Renato [Altmann]. Quem efetivamente avançou foi o Forneck, que entrou de vez na disputa. E, quando olhamos a menção estimulada, apesar de ter em torno de 2% de diferença entre eles, há um claro empate técnico”.
Quanto a Aline e Dreyer, Sauer vê os dois numa situação mais complexa, pois se mantiveram com desempenhos semelhantes na pesquisa estimulada, sem conseguir avançar nos números. “Mesmo assim, eles não perdem voto. Parte dos eleitores fizeram suas opções e ficaram com elas definidas. É interessante acompanhar”.
Votos válidos
Assim como na pesquisa de Arroio do Meio, o Instituto Methodus fez o cálculo dos votos válidos para Teutônia. Ou seja, aquele em que são excluídos os brancos, nulos e indecisos. O percentual deve somar 100%.
Brönstrup aparece com 29,7%, seguido por Altmann, com 27,1% e Forneck, que soma 25,4%. Aline está em quarto, com 12,5%, enquanto Dreyer tem 5,2%.