De um pequeno negócio em um galpão em Igrejinha a uma das maiores fabricantes de calçados do país. A história da Calçados Beira Rio se conecta de forma intensa com a trajetória de seu criador, Roberto Argenta, cujo espírito empreendedor impulsionou a expansão da empresa em todo o país. Esse talento, aliado à determinação e dedicação com a comunidade, levou o empresário a conquistar o prêmio Top 100 na categoria Empreendedor do Ano. Homenagem entregue na sexta-feira, 27, quando foi reconhecido por sua contribuição ao setor calçadista e ao Vale do Taquari.
Nascido em Gramado, Argenta trabalhou na roça até os 11 anos, quando se mudou para Gravataí a fim de continuar os estudos. Após, foi para Porto Alegre onde iniciou sua jornada no mercado de trabalho. “Morava em uma pensão e tinha que pagá-la. Foi um período que não posso reclamar, pois foi um aprendizado maravilhoso. Trabalhei em algumas empresas lá, principalmente na área financeira, e fiz o curso de ciências contábeis na universidade federal”, relembra.
Motivado pelo empreendedorismo, se mudou para Igrejinha onde então deu início ao que se tornou uma das maiores fabricantes de calçados do Brasil. “A gente começou em um galpão de madeira, na beira do rio. Tínhamos uma máquina de costura emprestada”. Hoje, a empresa possui 11 fábricas, com uma governança que conta com quatro executivos responsáveis por toda a operação.
No Vale do Taquari, a Beira Rio emprega três mil pessoas em unidades situadas em Mato Leitão, Santa Clara do Sul, Roca Sales e Teutônia, o que gera um impacto econômico expressivo na região.
Além de empresário, Argenta também teve passagem pela política, sendo deputado federal e candidato a governador do Rio Grande do Sul. Ainda assim, ele afirma que sua principal missão é servir a sociedade por meio do empreendedorismo. “O maior orgulho que tenho é ser útil. Acredito que o melhor líder é aquele que sabe servir,” afirma.
O bate-papo completo com Roberto Argenta pode ser conferido no QR Code desta página. O programa “O Meu Negócio” é transmitido ao vivo nas segundas-feiras, na Rádio A Hora 102.9 e nas plataformas digitais. Tem o patrocínio de Motomecânica, Black Contabilidade, Marcauten, Dale Carnegie e Sunday Village Care.
Comece pelo porquê – Simon Sinek
Neste livro, Simon Sinek responde porque algumas pessoas e organizações são mais inovadoras e lucrativas do que outras.
Ao relatar histórias de Martin Luther King, Steve Jobs e os irmãos Wright, o autor mostra como o propósito move o mundo dos negócios.
“Comece pelo porquê” revela ainda como pensam, agem e se comunicam os maiores líderes, e indica um modelo que pode inspirar organizações.
Entrevista
Roberto Argenta • Presidente da Calçados Beira Rio
“A vida prática é determinante”
Por que o segmento do calçado?
Era o momento em que a exportação de calçados estava muito forte e era uma oportunidade para isso. Para se ter uma ideia, eu trabalhava a semana toda, quem fazia a faxina da fábrica aos sábados era eu, quem levava o lixo era eu. Tinha um sócio, mas quem tocava era eu.
Qual calçado o senhor fazia na época?
Sempre feminino. Passou um tempo, conseguimos construir um prédio novo e a minha teoria é o que você falou. Eu morava em uma casa alugada na beira do rio e tinha um fusca, financiado em 24 vezes. Mas eu queria vencer na vida. E aí eu pensava em fazer uma fábrica nova, porque ela me daria condição de fazer uma casa. E o que quer dizer isso? É tu capitalizar a empresa. E os funcionários veem isso, o pessoal começa a te admirar assim como os clientes, assim a gente vem crescendo.
Para ser um bom empreendedor, você acredita que está no DNA ou tem como desenvolver?
Olha, 50% está no DNA e outros 50% é desenvolvido. Aliás, quem nasce com liderança se ele não se perder em vícios e na preguiça, ele tem a possibilidade de aprender, mas tem que trabalhar e estudar. Não viver à custa de dinheiro de papai. Tem que estudar, trabalhar e aos poucos vai crescendo. Vai trabalhar em um lugar, depois em outro e ele vai construindo e aprendendo a lidar com as pessoas. A melhor escola é a faculdade da vida. O estudo ajuda bastante, a faculdade ajuda, mas a vida prática é determinante.
Por que o nome Beira Rio?
Porque ela nasceu na beira do Rio Paranhana e é nossa primeira marca, depois criamos as outras. Mas é algo que ficou marcado e hoje a marca mais forte (em faturamento) é a marca Vizzano, e de quantidade de pares está entre a Moleca e a Beira Rio.
Como chegar a qualidade e padronização com todos os terceiros?
Temos uma equipe de qualidade. Em alguns casos eram supervisores que montaram suas empresas. São pessoas que já tem o conhecimento e a gente vai dando orientação técnica e comprando algumas máquinas para eles fazerem um bom produto.
A Beira Rio desenvolve marcas e produtos, como torná-los nomes de sucesso?
Temos uma equipe de criação que está em contato permanente no mercado e pontos de venda. E cada marca tem um público determinado. Então, em cima de cada público que se busca, temos as características da marca. Por exemplo, Vizzano é mais elegância, Beira Rio é mais produto do dia a dia, a Moleca é sapatilha e sandálias.