Pesquisa consolida tendência de polarização entre Eckert e Bruxel

eleições em Arroio do Meio

Pesquisa consolida tendência de polarização entre Eckert e Bruxel

Candidato do MDB mantém dianteira, mas vê atual prefeito se aproximar na estimulado e disputa segue em aberto. André Vianini fica estagnado em terceiro, enquanto Paulo Grassi oscila para baixo

Pesquisa consolida tendência de polarização entre Eckert e Bruxel
Arroio do Meio

Segunda pesquisa de intenção de voto, a menos de uma semana das eleições municipais, aponta para uma disputa polarizada entre dois dos quatro candidatos a prefeito de Arroio do Meio. Ex-prefeito, Sidnei Eckert (MDB) mantém a dianteira, mas vê o atual gestor, Danilo Bruxel (PP) crescer e se aproximar.

O levantamento foi feito pelo Instituto Methodus, contratado pelo Grupo A Hora. A margem de erro dos resultados é de 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, foram entrevistadas 300 pessoas, entre os dias 28 e 30 de setembro de 2024. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: RS-09164/2024.

Na pesquisa estimulada, Eckert oscilou 1,7 ponto para baixo, e agora tem 40,7% das intenções de voto. A vantagem para Bruxel ainda é significativa, porém menor do que os quase 20 pontos registrados em agosto. O candidato a reeleição subiu 4,8 pontos e agora tem 29%.

Por outro lado, os demais postulantes ao Executivo ficaram para trás na disputa. André Vianini (PL) repetiu a pontuação do mês passado – 9,3% – e segue na terceira posição. Já Paulo Grassi (PT) soma apenas 1,3%, após perder metade dos pontos conquistados na primeira pesquisa. Brancos e nulos representam 2,7%, enquanto 17% dos eleitores permanecem indecisos.

Esta é a oitava das 12 pesquisas que serão divulgadas com exclusividade pelo A Hora nesta campanha eleitoral, dentro do projeto Pensar Eleições 2024. O primeiro levantamento de Arroio do Meio havia sido publicado em agosto. Ainda serão apresentadas novas rodadas de intenções de voto em Encantado, Estrela, Lajeado e Teutônia.

Índice ainda elevado

Na pesquisa com menção espontânea, diferente do outro cenário, tanto Eckert quanto Bruxel aumentaram suas pontuações. Enquanto o emedebista subiu de 28,8% para 33%, o postulante do PP cresceu de 19,5% para 27%, acima da margem de erro.

Vianini oscilou 0,3 ponto para baixo e aparece com 5% neste cenário, enquanto Grassi perdeu um ponto e tem apenas 0,3%. Os brancos e nulos se mantiveram na casa dos 2,7%. Já o percentual daqueles eleitores que ainda não decidiram o voto caiu, mas ainda permanece alto. Ao todo, 32% dos entrevistados não souberam mencionar um candidato para votar.

“Surpreende que, a menos de uma semana das eleições, cerca de um terço dos eleitores ainda estejam indecisos. Isso mostra que a disputa está em aberto e pode haver uma definição quase que de véspera”, alerta o diretor-presidente do Instituto Methodus, José Carlos Sauer.

Comparativos

Ao analisar o crescimento dos candidatos da espontânea para a estimulada, Sauer observa vantagem para Eckert, o que lhe dá chances maiores de vitória no dia 6 de outubro. “Porém, temos uma possibilidade de crescimento do Danilo Bruxel, que deve se manter vivo até o último voto”, realça.

Essa alta de um cenário para o outro, para Sauer, também inibe possíveis oscilações positivas dos demais oponentes. “Isso não só impede que eles (Vianini e Grassi) cresçam, mas também aponta para a perda de votos”.

Votos válidos

Nesta nova rodada de pesquisas, a rejeição sai de cena, segundo Sauer. Agora, os levantamentos vão apresentar o cálculo dos votos válidos. Ou seja, aquele em que são excluídos os brancos, nulos e indecisos. O percentual deve somar 100%.

Eckert chega a 50,6%, contra 36,1% de Bruxel, 11,6% de Vianini e 1,7% de Grassi. “É uma eleição interessante de se acompanhar. A indecisão do eleitorado deixa a disputa em aberto”.

 

FICHA TÉCNICA PARA DIVULGAÇÃO:

  • Período de realização da pesquisa: de 28 a 30 de setembro de 2024
  • Tamanho da amostra: 300 entrevistas
  • Margem de erro: 5,6 pontos percentuais, para mais ou para menos
  • Nível de confiança: o intervalo de confiança é de 95%
  • Contratante: Jornal A Hora Ltda
  • Empresa contratada: Instituto Methodus Análise de Mercado Sociedade Simples Ltda.
  • Número do registro: RS-09164/2024
  • Data de publicação da pesquisa: 1º de outubro de 2024

Confira pesquisa completa na edição impressa desta terça-feira, 1º.

Acompanhe
nossas
redes sociais