Danilo encosta. Mas Sidnei segue com boa vantagem

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Danilo encosta. Mas Sidnei segue com boa vantagem

Na derradeira e última semana de campanha, o principal adversário do atual prefeito de Arroio do Meio mantém a liderança nos índices de intenção de voto. De acordo com a segunda pesquisa do Instituto Methodus na cidade, Sidnei Eckert (MDB) permanece à frente de Danilo Bruxel (PP) nas menções espontânea e estimulada. Faltando cinco dias para o aguardado dia do pleito, o emedebista até viu as diferenças caírem desde a primeira pesquisa, divulgada no dia 22 de agosto. Mesmo assim, permanece com uma considerável vantagem que, em termos de votos válidos, lhe garantiria uma vitória tranquila. Mas tudo isso precisa ser confirmado nas urnas, claro. Até lá, os candidatos precisam dobrar a mobilização para atrair os 17% de eleitores que ainda não decidiram em quem votar. Um número importante, diga-se de passagem. E que pode, sim, mudar o jogo. Aguardemos!

PL e PT estagnados

A segunda pesquisa do Instituto Methodus demonstra um PL estagnado com 9,3% na menção estimulada, e um PT um pouco mais abaixo, caindo de 2,6% para 1,3% entre agosto e setembro. É o mesmo movimento da menção espontânea, onde André Vianini (PL) conquistou 5,3% e 5% das intenções de voto nas duas pesquisas divulgadas pelo Grupo A Hora, e Paulo Grassi (PT) baixou de 1,3% para 0,3%. Mesmo com os baixos índices, eles possuem um número interessante de eleitores.

Como confiar?

Como é possível confiar em um líder/gestor que inflama os apoiadores para as recorrentes – e medíocres – tentativas de boicotar e/ou manipular pesquisas eleitorais? Como confiar em quem joga sujo no momento mais sublime da nossa democracia? Dá pra confiar, caro eleitor?

Pintura do comitê

A surpreendente ação do MP de Estrela contra os chefes do Executivo é vista com um curioso entusiasmo em cidades vizinhas. Em Lajeado, adversários de Gláucia Schumacher (PP) não disfarçam a expectativa por algum movimento semelhante do poder judiciário, que já foi provocado acerca da presença de um servidor municipal no serviço de pintura do comitê eleitoral da coligação capitaneada pelo PP. Os Progressistas se mantêm tranquilos. E a semana será longa para todos.

Ruído às vésperas da eleição

O Ministério Público ajuizou Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) por suposto abuso de poder econômico, suposta captação ilícita de sufrágio (a popular “compra de voto”) e supostos gastos ilícitos de recursos eleitorais por parte do prefeito de Estrela e candidato à reeleição, Elmar Schneider (MDB). Também foram denunciados o vice-prefeito, João Schäfer (PSD), e o vereador Ernani de Castro (MDB). De acordo com a denúncia encaminhada neste fim de semana à Justiça, os três agentes participaram de um churrasco patrocinado por empresa privada, com distribuição gratuita de carne e chopp. No local, os candidatos falaram para um público de aproximadamente 90 eleitores. Promotor de justiça responsável pelo caso, André Costa cita que tal fato configurou abuso e compromete “a normalidade do pleito eleitoral”. A defesa se mostra tranquila quanto aos fatos e contesta as acusações. Ainda de acordo com o MP, e isso é visto com muito mais preocupação pela equipe jurídica da campanha do gestor municipal, Schneider utilizou uma lancha da Defesa Civil do município para gravar uma propaganda eleitoral. O MP pede a cassação da candidatura dos agentes citados. Uma medida dura. E também cobra inelegibilidade. Porém, o processo só deve ser julgado após a votação. Até lá, resta saber o impacto junto ao eleitor. O que sempre é uma incógnita.

Estratégias (e ataques) em Encantado

O segundo debate com os candidatos a prefeito de Encantado teve como principal novidade a presença de Enoir Cardoso (PP), que assumiu a liderança da chapa no lugar de Paulo Costi (PP), que passou a ser o candidato a vice-prefeito. No primeiro debate, realizado no dia 27 de agosto, o atual gestor, Jonas Calvi (PSDB), estava mais à vontade. Desta vez, enfrentou um representante Progressista bem mais ofensivo. Com mais sangue no olho, digamos assim. Não por menos, o tucano respondeu – e atacou – com muito mais rispidez o principal adversário. É um novo jogo.

TIRO CURTO

  • Hoje os cinco candidatos de Teutônia voltam a se encontrar em um debate realizado pelo Grupo A Hora. O encontro começa às 10h, na Rádio A Hora, e com transmissão nas demais plataformas digitais.
  • Ainda sobre Teutônia, as discussões sobre o chamado “voto útil” tem alimentado a esperança de correligionários de diferentes frentes partidárias. Mas ninguém confirma qualquer negociação.
  • Em Mato Leitão, a justiça mandou retirar do ar uma postagem do candidato Arcênio Maldaner (PP), que tratava sobre o suposto corte no atendimento odontológico à noite. A ação foi provocada pela coligação “O trabalho continua”, apoiada pelo PSDB, o partido do atual prefeito.
  • Parabéns a todos os voluntários (e também a quem ajuda esses voluntários no dia a dia) que estavam sobre a ponte provisória entre Marques de Souza e Travesseiro, para tentar, em um ato de extrema nobreza, devolver trafegabilidade à travessia improvisada com contêineres e madeira.

Acompanhe
nossas
redes sociais