Na segunda-feira, 30, Estrela recebeu o primeiro dia de atendimentos da Caravana de Direitos na Reconstrução do Rio Grande do Sul. A ação, organizada pela Defensoria Pública da União (DPU) e pela Advocacia Geral da União (AGU), visa oferecer assistência jurídica gratuita à população afetada pelas fortes chuvas e enchentes que atingiram o estado, e que por exemplo buscam informações ou acesso a programas sociais ou a recuperação de documentos.
O serviço gratuito teve bom fluxo de cidadãos e seguirá ocorrendo até sexta-feira, 4, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na Rua João Aldino Keller, 27, no Bairro Indústrias. O horário é das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia. O atendimento é realizado por ordem de chegada, e os cidadãos devem trazer documentos como RG, CPF, comprovante de residência e documentos relacionados a benefícios já solicitados. No primeiro dia, foram protocolados oficialmente 50 atendimentos, sendo 32 iniciais e 18 continuados.
A Caravana oferece diversos serviços gratuitos, como
- Orientação sobre benefícios, incluindo informações detalhadas sobre programas como Auxílio Reconstrução, Volta por Cima, Pix SOS RS, INSS, Seguro-desemprego, Bolsa Família e FGTS, voltados às vítimas das chuvas.
- Auxílio para cadastro, acesso e utilização de plataformas digitais como Gov.br e CadÚnico, além de atendimento personalizado sobre a situação de cada cidadão e a solução de problemas jurídicos. Também é feita a segunda via de certidões de nascimento, casamento e ou óbito.