O segundo debate de Encantado, promovido pelo Grupo A Hora reuniu os candidatos à prefeitura na manhã dessa segunda-feira, 30. Realizado nos estúdios da Rádio A Hora 102.9, o encontro contou com a participação de Enoir Cardoso (PP), Jonas Calvi (PSDB) e Luciano Moresco (PT), que discutiram sobre temas como a implementação de secretarias, qualificação da mão de obra, assistência social e contratos de serviços essenciais à população.
Enoir já foi vice-prefeito de Encantado no mandato de 2017-2020 e também secretário municipal. Jonas foi eleito vice-prefeito em 2020 e assumiu o mandato da prefeitura em 2021, após o falecimento do então gestor, Adroaldo Conzatti. Ele também já foi vereador do município. Luciano Moresco foi vereador por dois mandatos, exerceu o cargo de secretário e foi presidente do Codevat no período de 2021 a 2024.
O debate de Encantado integra a série de encontros com candidatos aos executivos municipais, promovidos pelo A Hora até a última semana de campanha eleitoral. Ao todo, são mais de 40 debates previstos, conforme cronograma divulgado previamente pela emissora.
Atuação do vice-prefeito
Veja o que os três candidatos responderam no primeiro bloco sobre a atuação do vice-prefeito, se ele terá um gabinete ativo ou estará presente apenas em casos de afastamento do prefeito:
“Com certeza o nosso vice, Paulo Costi, por toda sua experiência, será um vice muito ativo, principalmente na gestão com as pessoas. Na participação e aproximação com as pessoas e secretarias. Fará visita permanente, buscando conhecer todos os gargalos e todas as necessidades que são urgentes no nosso município. Nós sabemos que temos muitas necessidades urgentes, principalmente, a questão das moradias.” – Enoir Cardoso (PP)
“Nós vamos trabalhar e essa nossa afinidade com o Baixinho pela experiência que ele já teve ao ser vereador e prefeito, depois estar na iniciativa privada, vai fazer com que a gente possa administrar o município. E sim, o grande objetivo nosso é do Baixinho estar trabalhando e estar presente. Tivemos em algumas oportunidades vice-prefeitos que não exerceram sua função, mas não é o que vai acontecer.” – Jonas Calvi (PSDB)
“A única chapa que tem uma mulher representada nela é a nossa. Nós temos que trazer a mulher para a política, no sentido de oferecer os espaços[…]. A professora Ivete terá uma participação direta e extremamente importante no nosso governo, ela estará permanentemente em escolas e postos de saúde, visitando, falando com as pessoas e recebendo as críticas que vierem para podermos consertar.” – Luciano Moresco (PT)
Veja o que os três postulantes falaram sobre temas diversos
- Cristo Protetor
“A imagem do Cristo Protetor divulgou Encantado para o mundo inteiro e o grande desafio que nós estamos enfrentando, já fizemos muitas situações, muitos projetos. Nós já fizemos muita participação do município através do Plano de Turismo, compilando e trazendo nossas dificuldades em um primeiro momento para construir o Plano de turismo para que a gente possa sim se tornar uma cidade de turismo, uma cidade turística. Até pouco tempo atrás, em Encantado, nós dizíamos que tínhamos o turismo de festas, de evento. A gente tinha o Canto da Lagoa, a Suinofest, alguns eventos assim. Mas a partir do momento do Cristo Protetor e da criação da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento é que começamos a planejar uma cidade turística.” – Jonas Calvi (PSDB)
- Secretarias
“Vamos ter o olhar muito técnico sobre as pessoas que vão atuar nas nossas secretarias. Precisamos de pessoas que tenham o feeling para aquela secretaria, seja da educação, seja da saúde. Pessoas que possam contribuir realmente com as necessidades que o município precisa avançar e melhorar. Nós temos esse olhar. Nós vamos dar esse direcionamento, a gente fez isso no governo com o Adroaldo Conzatti, reduzindo as secretarias. Fez isso colocando pessoas técnicas que deram uma grande resposta. Temos essa convicção de que tem pessoas qualificadas em Encantado. Não vamos olhar para questão partidária, para questão de ser parceiro e amigo e colocar pessoas que estão à nossa volta familiar para atuar em secretarias.” – Enoir Cardoso (PP)
- Mão de obra
“Essas pessoas que moravam em locais de inundações constantes, se surge uma proposta de trabalho em outro município, em que eles vão receber praticamente o mesmo salário, mas vão receber moradias, eles vão embora. Eles não criaram raízes, não estão pagando seu imóvel, apartamento, sua casa e eles acabam não ficando. É um grave problema na cidade de Encantado e eu sei que no Vale do Taquari também, que está faltando mão de obra. Precisamos trabalhar para que as pessoas criem raízes e fiquem em Encantado. Que elas possam trabalhar em nossas empresas, se não teremos o problema que já está acontecendo da falta de mão de obra. E uma mão de obra qualificada. Para o ano que vem nós investiremos pelo menos R$ 300 mil em auxílio de estudantes universitários e de cursos técnicos.” – Luciano Moresco (PT)