Uma clínica especializada que permite avaliação diagnóstica e atendimentos a pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista (TEA) em Lajeado. Esse é o Espaço A, inaugurado na manhã de hoje, 1º, por meio de parceria entre a prefeitura e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Estão previstos até 480 atendimentos por mês.
Localizado no Condomínio Garden Open Mall, às margens da BR-386, o espaço “A”, com “a” de Apae, surgiu a partir de uma demanda do município, por meio da secretaria da saúde, combinada à experiência da instituição na avaliação e atendimento desse público.
A Casa Verde, também criada no município com esse objetivo, não estava mais comportando o número de atendimentos necessário. Uma vez atendidos na nova clínica, os pacientes são encaminhados aos serviços de saúde adequados, incluindo atendimentos na Apae.
No local, são atendidos pacientes de 4 a 18 anos, residentes em Lajeado. A administração do espaço é feita pela Apae, por meio de equipe profissional composta por um recepcionista, três neuropsicólogos, uma neuropsicopedagoga, uma psicopedagoga e uma assistente social. A equipe fará as avaliações e encaminhamentos por meio do convênio.
A atenção primária à saúde será a porta de entrada dos usuários que necessitam de atendimento e serão encaminhadas por meio da secretaria da saúde. O trabalho do Espaço “A” ocorre em paralelo aos demais atendimentos da Apae, que seguem de forma normal na sede da entidade, no bairro São Cristóvão, onde o atendimento a toda a região continua sendo feito regularmente.
Mais acesso
O investimento do município para reforma e adequação do espaço foi de R$ 145 mil, e ainda será repassado à Apae o valor mensal de R$ 67,5 mil. Secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein destaca o trabalho da clínica para acelerar o diagnóstico e o consequente desenvolvimento das crianças.
“É uma estrutura fundamental nesse processo todo que é uma carência em todo o país. O Espaço A faz um papel importante e vai regular o acesso das crianças ao diagnóstico e as respectivas terapias”.