Na última sessão antes do processo eleitoral, os vereadores de Lajeado debatem nesta terça-feira, 30, um convênio com o município de Gravataí para formação dos futuros guardas municipais. O texto foi encaminhado pelo governo e teve sua votação adiada na última semana após um pedido de mais tempo para análise do contrato. Como há um regime de urgência estabelecido para a o projeto, todo o restante da pauta também não será deliberada em caso de novo “pedido de vistas”.
As despesas totais com o treinamento são R$ 642.906,00. A qualificação será feita pela guarda de Gravataí em um contrato com duração de 12 meses e que prevê 840 horas de treinamento para 34 servidores. A atividade é mais uma etapa para instalação da guarda armada em Lajeado, assunto que pautou várias das sessões até a aprovação do projeto em 19 de março deste ano.
Ainda integram a ordem do dia um pedido para abertura de crédito especial no valor de R$ 60 mil para uma capacitação de servidores da secretaria de Desenvolvimento Social, além de um projeto de Waldir Blau (MDB) para substituir critérios para pavimentações comunitárias.
A câmara e a as eleições
No próximo domingo, 11 dos atuais vereadores buscam a reeleição no Legislativo. Da bancada progressista são: Lorival Silveira, Heitor Hoppe, Ana da Apama, Fabiano Bergmann (Medonho) Deolí Gräff e Alex Schmitt. No MDB, tentam a sequência na casa Vavá, Marquinhos Schefer, Eder Spohr e Waldir Blau. Além destes, Paula Thomas (PSDB) é candidata.
Não participa do pleito Isidoro Fornari Neto (PP). Concorrem na majoritária: Carlos Ranzi e Márcio Dalcin (MDB) além de Sérgio Kniphoff (PT).
A sessão inicia as 17h e não terá transmissão nos canais oficiais da câmara por conta da legislação eleitoral.