Resgate de uma tradição. Assim define a diretora da Escola Municipal Capitão Felipe Dieter, Jeanine Auler, sobre a retomada da Mostra de Trabalhos da instituição. A atividade, ocorrida na manhã de sábado, 28, mobilizou a comunidade escolar, com amplo envolvimento de alunos, pais, professores e equipe diretiva.
Diversos trabalhos foram apresentados por alunos da escola localizada no bairro Imigrante. Os temas também eram variados. A diretora lembra que, a cada ano, é feita uma programação diferente para o Dia da Família na escola.
“Então este ano decidimos fazer essa mostra de trabalhos. Assim, eles vem até o local e os pais têm essa integração e podem ver o que é feito pelos filhos durante o ano”, destaca Jeanine, bastante satisfeita com a ampla adesão da comunidade.
Os trabalhos de pesquisa foram desenvolvidos ao longo do ano letivo e abrange desde alunos da educação infantil até os concluintes do segundo ciclo do ensino fundamental. “Eles trabalharam temas muito relevantes e que estão diretamente conectados com a realidade do bairro e da cidade, como a questão das enchentes, da dengue”.
Desenvolvimento dos alunos
A apresentação dos alunos para quem passava pelo local, segundo Jeanine, é um dos diferenciais da mostra de trabalhos.
“Assim, eles desenvolvem essa questão da oratória, de falar em público. Isso é muito positivo para eles, ter esse contato com o público. É muito importante alunos, família e escola estarem juntos nesse movimento”.
Entre os trabalhos apresentados, um dos que mais atraiu atenção dos visitantes foi dos alunos Rafael, Leonardo e Pedro, sobre os cubos mágicos. Eles contavam a história do brinquedo e também detalharam os benefícios em montar o cubo para desenvolver habilidades nas pessoas.
“O cubo mágico pode ser usado como instrumento de estudo de matemática nos conceitos de área, perímetro, volume, ângulos, algoritmos, enumeração, geometria e álgebra”, comentou Rafael.