Pressionado após derrota em casa para o Criciúma e novamente próximo à zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Grêmio tem neste sábado um dos duelos mais difíceis do ano. Mesmo que longe do Rio de Janeiro, visita o líder Botafogo, às 21h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A Rádio A Hora transmite o jogo.
São vários os agravantes que dificultam a jornada gremista. Com 31 pontos, pode entrar no Z4 em caso de derrota. Para isso, Athletico, Vitória e Corinthians teriam de vencer seus duelos. Os três adversários jogam fora de casa, o que é positivo ao Grêmio.
Mais uma vez, o time não será comandado por Renato Porta-luppi. O STJD julgou o técnico e não concedeu liminar para diminuir a suspensão recebida devido à incidentes do jogo contra o Bahia, no início do campeonato. Com isso, ele não treina nesta e na próxima partida, contra o Fortaleza. Ainda, Diego Costa foi julgado e também não recebeu diminuição de pena, precisando cumprir suspensão.
Somado a tudo isso, o time que será comandado pelo interino Marcelo Salles ainda deve ter alterações. O esquema com dois meias e dois atacantes será desfeito. O provável Grêmio tem: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Caio (Kannemann), Gustavo Martins e Reinaldo; Dodi e Villa-santi; Edenilson (Pepê), Monsalve (Cristaldo) e Soteldo; Braithwaite.
O time carioca defende a liderança. Palmeiras e Fortaleza são seus principais adversários pelo título neste momento do campeonato. Embalado também pela classificação às semifinais da Libertadores, o técnico Artur Jorge tem só uma dúvida no ataque: Luiz Henrique. O time titular deve ter: John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique (Matheus Martins), Savarino e Thiago Almada; Igor Jesus.