Entidades e municípios cobram nova ponte sobre o Rio Taquari

Demanda regional

Entidades e municípios cobram nova ponte sobre o Rio Taquari

Ofício encaminhado à CCR ViaSul elenca prejuízos e solicita execução de projeto e da ligação alternativa entre Lajeado e Estrela

Entidades e municípios cobram nova ponte sobre o Rio Taquari
Desde sábado passado, fluxo restrito na ponte causa lentidão na rodovia. (Foto: Felipe Neitzke)
Vale do Taquari

Um ofício assinado pela presidente do Codevat, Cintia Agostini, e subescrito por outras cinco entidades e as prefeituras de Lajeado e Estrela cobra a execução de projeto e construção da nova ponte sobre o Rio Taquari, na BR-386. O documento foi encaminhado à CCR ViaSul nessa sexta-feira, 27, e elenca os prejuízos decorrentes da interrupção de uma das estruturas entre as duas cidades.

Direcionado ao diretor-presidente da concessionária, Fernando Henrique Pereira De Marchi, o ofício narra todos os acontecimentos recentes que comprometeram o fluxo de veículos na ponte, como o acidente de trânsito com um caminhão em 2021 e a enchente de maio de 2024, quando uma balsa atingiu a estrutura.

“Esses fatores dificultam enormemente a circulação das pessoas, das mercadorias, aumentam os custos e promovem transtornos de grande monta, tanto para as pessoas e negócios da região, como daqueles que transitam na BR 386”, cita Cintia, no ofício.

A projeção da concessionária é de que o bloqueio dure pelo menos seis meses. O prazo inicial era de 120 dias. Há a perspectiva de que o trecho possa sofrer liberações parciais na medida em que os trabalhos avançam. Porém, a preocupação regional persiste.

“Dessa forma, as entidades do Vale do Taquari (…) solicitam que a empresa CCR Via Sul, concessionária responsável por esta rodovia, constitua projeto e execute mais uma ponte de interligação sobre o Rio Taquari, frisando que esta nova ponte atenderá tanto a nossa região, como o Estado do Rio Grande do Sul”.


Reunião
na capital

A elaboração de um ofício havia sido confirmada à reportagem pela presidente do Codevat, Cintia Agostini, logo após a reunião que líderes regionais tiveram com representantes da CCR ViaSul no começo dessa semana, em Porto Alegre. Foi neste encontro que a concessionária repassou novas informações sobre a recuperação da ponte norte da BR-386, com a atualização do prazo.

Conforme a empresa, será necessário realizar o reforço das fundações que dão sustentação à ponte. Para isso, equipe especializada em trabalho offshore (dentro de embarcações no rio) fará a execução de novas estacas consolidando-as com o bloco de fundação existente.

Esse bloco será ampliado para receber os esforços advindos do tabuleiro da ponte e transferi-los para as novas fundações executadas. Para este trabalho serão necessários balsas de apoio, perfuratrizes e equipe de mergulhadores especializados.

Na reunião, os líderes regionais também argumentaram da importância de uma nova ponte na ligação entre os dois municípios. O governo de Lajeado encaminhou contratação de um estudo de viabilidade para que seja apontado o melhor local para execução da obra, que estaria orçada em pelo menos R$ 100 milhões.

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Quem assina o ofício:

– Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat)

– Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat)

– Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat)

– Prefeitura de Lajeado

– Prefeitura de Estrela

– Associação dos Municípios para o Turismo da Região dos Vales (Amturvales)

– Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT)

– Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat)

 

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

O Vale do Taquari é uma região situada na parte central do Rio Grande do Sul, dinâmica, diversificada e competitiva. No entanto, é de conhecimento de todos a destruição que os últimos eventos climáticos extremos promoveram em nosso território.

Além de ações que dão conta das famílias, das comunidades, das empresas e dos equipamentos públicos, urgem soluções adequadas para a mobilidade e logística regional. Se já considerávamos que os custos logísticos eram significativos em nosso Estado, agora, temos aumentos significativos nos preços que envolvem as matérias primas, insumos e bens produzidos regionalmente ou que circulam em nossas rodovias. São aumentos estimados de 30% do custo logístico regional, em função das dificuldades de acesso, do tempo necessário para os deslocamentos, dos custos envolvidos com a manutenção e transporte das mercadorias.

Especialmente, em se tratando da rodovia BR 386, a principal rodovia federal que corta o Vale e intitulada Rodovia da Produção, são 27,5 mil veículos que circulam no trecho entre Lajeado e Estrela. A principal obra de arte que conecta a região e metade do Estado é a ponte sobre o Rio Taquari, e, nos últimos períodos, temos sofrido vários reveses em se tratando dessa interligação.

Ainda, em março de 2021, já havíamos sofrido um episódio de problemas no fluxo de veículos quando houve um acidente de trânsito, o qual atingiu as bases da ponte sobre o Arroio Boa Vista. No entanto, o mais significativo aconteceu em maio de 2024, quando do maior desastre climático vivido em nossa região, foram identificados problemas estruturais significativos na ponte da BR 386 sobre o Rio Taquari. Isso faz com que a interligação (pista norte) seja bloqueada e a previsão de liberação é de 6 meses.

Dessa forma, as entidades do Vale do Taquari, citadas a seguir: Associação dos Municípios do Vale do Taquari – Amvat, Associação dos Municípios do Alto Taquari – Amat, Prefeitura Municipal de Lajeado, Prefeitura Municipal de Estrela, Associação dos Vereadores do Vale do Taquari – Avat, Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales – Amturvales, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari – CIC/VT, Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari – Codevat, solicitam que a empresa CCR Via Sul, concessionária responsável por esta rodovia, constitua projeto e execute mais uma ponte de interligação sobre o Rio Taquari, frisando que esta nova ponte atenderá tanto a nossa região, como o Estado do Rio Grande do Sul. Certos em poder contar com a determinação da empresa para que este projeto seja executado, nos colocamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

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