Com grande parte da infraestrutura e mobilidade afetadas durante a cheia de maio, Imigrante enfrenta o desafio de reconstruir pontes, melhorar estradas e qualificar a atuação da Defesa Civil. As ações necessárias para reestruturação do município e como reduzir os riscos de enchentes e enxurradas nortearam o debate com os candidatos à prefeitura imigrantense.
O encontro entre os postulantes Celso Kaplan (PP) e Germano Stevens (MDB) ocorreu na tarde de terça-feira, 24, no estúdio da Rádio A Hora. Na oportunidade, os candidatos detalharam propostas presentes no plano de governo, bem como questionaram as atuações no Executivo municipal. Assuntos como atendimento em saúde e qualificação no setor da educação causaram divergências entre os opositores, visto que ambos já estiveram à frente da prefeitura.
Ex-prefeito do município, Kaplan busca novamente a eleição majoritária. Já Stevens, atual prefeito, segue em busca da reeleição.
O debate integra série de encontros com candidatos aos executivos municipais que o A Hora promove até a última semana de campanha eleitoral Ao todo, são mais de 40 debates previstos conforme cronograma divulgado pela emissora.
A enchente de maio afetou a cidade e o interior. Devastou pontes, estradas e propriedades. Quais ações se erguem necessárias para reduzir os riscos e deixar a cidade mais preparada para as próximas enxurradas e deslizamentos?
“Considero que o enfrentamento feito até o momento foi correto, mas precisamos pensar em direção ao futuro. Nosso plano prevê a qualificação e a ampliação da Defesa Civil. Muitos municípios não estavam preparados, assim como Imigrante. Temos um plano de contingenciamento elaborado, envolvendo a comunidade, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Voluntários e atenção à população do interior. Também
vamos buscar o apoio técnico de entidades e universidades, para auxiliar e buscar conhecimento sobre nossos arroios. Precisamos recuperar essa estrutura, com planejamento a longo prazo” – Celso Kaplan (PP).
“Com muito empenho, trabalhamos na reconstrução. Quase nenhuma ponte ficou em pé na cidade e as estradas ficaram muito deterioradas. Considero esse o maior desafio. Reconstruímos uma ponte, duas passarelas, três pinguelas. Estamos construindo mais seis pontes e viabilizamos a contratação de mais duas. Nosso desafio é construir para o futuro, trabalhar para que as estruturas não sejam levadas pelas águas,
para que sejam mais elevadas. Avançamos na reconstrução das estradas. Também vamos agir na limpeza dos rios, pois fomos contemplados no Programa de Desassoreamento do governo estadual” – Germano Stevens (MDB).
Fortalecimento da Educação Básica
Sobre os indicadores do Ideb, nos Anos Iniciais nossos índices não caíram em relação aos anos anteriores. Somos o sétimo município do Vale do Taquari. Todas as cidades tiveram a cidade afetada por conta da pandemia. Trabalhamos intensamente na qualificação dos professores, discutimos planos de carreira, conseguimos reformar escolas. E vamos avançar com a construção de uma nova creche, com berçário, Germano Stevens (MDB).
Já tivemos índices melhores, mas o problema é gestão e isso faltou. Professores querem uma gestão democrática e participar. As famílias também devem ser incluídas nas discussões e planejamentos. Essa é a nossa prioridade, fazer como que a comunidade participe da vida escolar, Celso Kaplan (PP).
Saúde
De imediato, vamos implementar um programa de atendimento ao idoso. Hoje o idoso precisa ser atendido em casa, pois muitos têm dificuldades de deslocamento. Portanto, precisa de receita e remédios nas residências. Temos que digitalizar o atendimento da saúde, tem que estar na palma da mão das pessoas. Queremos levar raio-x, para que as pessoas tenham resultados no mesmo dia. Precisamos de equipes e médicos que tenham vínculos com as famílias. O vínculo precisa ser além do paciente, Celso Kaplan (PP).
Ampliamos todos os programas existentes na área da saúde. Desde convênios com Hospital Estrela, pagamos complementações de cirurgias, também temos convênio com o Hospital Bruno Born também. Fizemos parceria com a Univates, o que diminuiu a espera por exames. Ampliamos o atendimento no posto de saúde, tanto no horário do meio-dia, como no fim da tarde. Investimento em reformas nas unidades de saúde. Pretendemos manter e ampliar esses programas. E recebendo mais recursos porque alcançamos os índices, Germano Stevens (MDB).