Jarbas da Rosa: “Vamos pavimentar todas as ruas de Venâncio Aires”

ELEIÇÕES 2024

Jarbas da Rosa: “Vamos pavimentar todas as ruas de Venâncio Aires”

Candidato à reeleição participou de entrevista na Rádio A Hora 102.9, nesta sexta-feira, 27

Jarbas da Rosa: “Vamos pavimentar todas as ruas de Venâncio Aires”
Candidato à reeleição de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT). (Foto: Pedro Rodrigues).
Venâncio Aires

O estúdio da Rádio A Hora, em Lajeado, recebeu nesta sexta-feira, 27 , o candidato à prefeitura de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, do PDT, para sabatina. O formato da entrevista ocorreu devido a recusa dos demais candidatos, Candido Faleiro, do PT, Giovane Wickert, do PSB, e Marasca, do PP, em participar do debate programado para os quatro candidatos. Na oportunidade, Jarbas da Rosa apresentou suas propostas nos mais diversos setores, para caso reeleito for.

Entrevista

Jarbas da Rosa  (PDT), candidato à reeleição de Venâncio Aires

Durante a sua atual gestão, houve uma aproximação muito forte com o Vale do Taquari. Caso seja reeleito, essa é uma política que se mantém?

Foi um movimento que iniciamos há três anos e tem muito para evoluir. No Turismo regional, ainda mais com o Cristo Protetor, Venâncio Aires também tem um trabalho muito forte no turismo tanto no turismo religioso como a Igreja São Sebastião Mártir, a Escola do Chimarrão, a Rota do Chimarrão, temos dois polos da Erva-Mate, um na região alta do Vale do Taquari e o segundo, na região baixa, que compreende Venâncio Aires e Mato Leitão. Esse trabalho integrado precisa ter continuidade, por isso, fizemos questão de filiar o município também na Amturvales nessas discussões das pautas do turismo regional.

Em relação à proteína animal, Venâncio Aires hoje a sua produção agrícola, o seu PIB representa 37% a proteína animal. Somente nos dois últimos anos fizemos 13 novos aviários com ajuda do município, com terraplanagem, com acesso à propriedade, com incentivo e essas indústrias de transformação da proteína animal aqui no Vale do Taquari estão com seus produtores em Venâncio Aires e teremos um aumento no número de aviários nos próximos anos. Venâncio Aires tem 10 frigoríficos no município, sendo um com abate de aves e os demais com abate de suínos e bovinos, mas temos uma grande produção de chiqueirões e aviários.

Quando acontece uma discussão com as dificuldades da Languiru também afeta diretamente Venâncio Aires. Temos produtores integrados da Languiru em Venâncio Aires, por isso é importante estarmos nessa pauta de discussões.

Com relação ao Vale do Taquari, tudo que aconteceu no último ano, Venâncio Aires foi atingida diretamente. Somente na Vila Mariante, Distrito e Estância Nova, mais de cinco mil pessoas atingidas diretamente, 220 casas totalmente destruídas em Vila Mariante. Temos que participar tanto do processo de reconstrução do Vale do Taquari, como da mitigação dos efeitos das próximas enchentes que poderão ocorrer […]

Hoje, Venâncio Aires paga 280 aluguéis sociais, pois elas não tem mais casas. Estamos com 112 apartamentos em construção há 60 dias através do programa Minha Casa Minha Vida. Hoje assinei mais 52 casas do “A Casa é Sua”. Estamos no processo final de licitação direcionada para o “Calamidade”, mais 30 casas e estamos na fase de início de terraplanagem e urbanização em Vila Estância Nova através de parceria com o governo do Estado, 70 casas aos atingidos através do programa “Calamidade”. Essas pautas tem que ser discutidas de forma integral dentro do municípios e municípios da região fortalecendo a voz regional.

A RSC-453, importante via de escoamento de produção de todo o Vale e que integra, liga a 287, 453, liga o Vale do Taquari, Rio Pardo, região central com a região Serrana. A duplicação da 453 para Venâncio Aires é fundamental. São 6 km que atravessam o perímetro urbano do município. Seis bairros e 20 mil pessoas atingidas num raio de 10 km e hoje com alto índice de acidentes. Precisamos de viadutos, de rótulas, de investimentos e a duplicação se faz necessária, é primordial para o desenvolvimento do município e também para o Vale do Taquari. Um assunto que precisa ser pautado pelo atual gestor e pelos próximos que vão assumir a administração […]

Na infraestrutura, continuamos investindo. A pavimentação é fundamental. São mais de cinco mil propriedades rurais, mais de 20 mil habitantes na área rural do município. Mais de dois mil quilômetros de estrada vicinais no interior e, até o final do ano, estaremos completando 40 quilômetros de pavimentação na cidade e interior […] Destacamos uma obra que é uma nova ligação direta com a 287 encurtando em cinco quilômetros a distância entre Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, a “Estrada Nova de Santa Cruz”. Um investimento superior a R$ 12 milhões, facilitando a mobilidade urbana das duas cidades.

Para os próximos anos, vamos continuar com a infraestrutura na cidade e interior, avançar com a pavimentação comunitária, com modalidade rápida onde o município em parceria com as comunidades dá seguimento à pavimentação […] Estamos no momento com quatro obras em execução, com quatro empresas diferentes. Vamos continuar avançando para eliminar a falta de pavimentação nas ruas do município. Vamos pavimentar todas as ruas de Venâncio Aires […]

Assista a sabatina na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais