Há 20 anos, Travesseiro mostrava seu potencial

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Travesseiro mostrava seu potencial

O pequeno município, com pouco mais de 10 anos de existência, organizava um desfile para mostrar o potencial social, econômico, cultural e turístico da cidade. Os preparativos levaram mais de um mês e reuniram comunidade, entidades, clubes, empresas, escolas e poder público.

O evento ocorreu na Avenida 10 de Novembro e a abertura do desfile foi feita por um grupo de cavalarianos que fizeram homenagens farroupilhas. A Banda Municipal foi em sequência, em um caminhão, seguido por um carro com a corte de soberanas.

A Emei Criança Esperança foi a primeira escola a desfilar, seguida pela Escola Pedro Pretto, depois a Bento Gonçalves e, por último, a Escola Estadual Monsenhor Seger. Clubes de futebol e até comunidades, como Picada Felipe Essig, São João, São Miguel também se apresentaram.

Uma mulher vencia o Tiro-Rei de Teutônia

Pela primeira vez, uma mulher era a vencedora do Torneio de Tiro-Rei, da Sociedade de Atiradores de Linha Clara, em Teutônia. A campeã era Helena Maria Schneider, que recebeu o título de melhor atirador do torneio. Na época, a Sociedade era a única entidade que ainda praticava a modalidade de tiro ao alvo no Vale do Taquari.

O torneio era tradicional e ocorria na Sociedade Cultural e Recreativa de Linha Clara. O evento, no entanto, iniciou com a recepção do rei, cavalheiros, rainha e princesas na casa da rainha de 2003, Diana Docena, e depois seguiu com uma caminhada até o local da competição.

Entre os homens, o melhor tiro foi de Ronald Olando Goldmeier, que foi coroado Rei do Tiro, seguido por Renato Roese, 1º Cavalheiro, e José Roberto Schneider, 2º Cavalheiro. Entre as mulheres, Helena Maria Schneider foi coroada como Rainha do Tiro, com Gutrun Mützenberg como 1ª Princesa e Diana Docena como 2ª Princesa.

Há 50 anos, Câmara Júnior homenageava Bruno Born e Ayra Baierle

No mês de setembro, tradicionalmente, a Câmara Júnior de Lajeado sempre realizava uma Assembleia Geral para eleger o novo Conselho Diretor e escolher os ganhadores dos dois prêmios anuais mais importantes da instituição: Liderança Comunitária e Personalidade Feminina do Ano.

Em 1974, foi feita uma homenagem póstuma, já que o Prêmio Carlos Jacob Kieling de Liderança Comunitária foi atribuído a Bruno Born, falecido em 1973. Born, que hoje também dá nome ao hospital de Lajeado, foi prefeito da cidade duas vezes e foi uma importante liderança regional, um dos responsáveis por trazer a BR-386 para Lajeado.

Já o título de Personalidade Feminina do Ano foi destinado à professora Ayra Christ Baierle. Natural de Lajeado, se formou na primeira turma da Escola Superior de Educação Física do RS e dava aulas em várias escolas da região.

Em 2004, Ayra recebeu um reconhecimento estadual por sua contribuição na área da educação

Hoje é

  • Dia Nacional de Doação de Órgãos
  • Dia Mundial do Turismo
  • Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo
  • Dia do Encanador

Santo do dia: São Vicente de Paulo

Acompanhe
nossas
redes sociais