Estudantes que se comunicam com confiança destacam-se além da sala de aula e possuem mais facilidade para se tornarem líderes. Graças à habilidade que adquiriu em sala de aula, o engenheiro civil, Fábio Scaravonatti (49), transmite ideias com clareza. Os primeiros treinamentos foram feitos na sala do Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), em Lajeado.
A ligação de Fábio com o CEAT iniciou em 1984, quando uma greve geral do magistério estadual o estimulou a buscar o colégio particular por conta própria. Para deixar a escola pública de Encantado, ele tomou o ônibus e seguiu em direção ao colégio em Lajeado. Ainda jovem, estava convicto. “Queria me preparar para o vestibular e entrei para um novo mundo”, salienta o engenheiro.
“A estrutura do colégio, com sua pista de atletismo e as novas amizades, marcaram profundamente a trajetória escolar de Fábio, desde a quarta série até o fim do Ensino Médio. A rotina escolar começava às 6h30, com a espera pelo transporte coletivo. As viagens a Lajeado eram realizadas em grupos de alunos, que se dirigiam para lá juntos. A carga horária das aulas logo se revelou muito mais ampla do que ele estava acostumado. ‘A quantidade de aulas era muito maior, e o tamanho da escola também impressionou-me’, relata Fábio.”
Prova surpresa
A facilidade de Fábio nas disciplinas de exatas permitiram acelerar o aprendizado. Em matemática, formatava os cálculos na cabeça. Mas claro, a presença marcante do professor Nelson Beinecke estimulou a agilidade. Segundo Fábio, o professor exigia o improviso mental dos alunos. “Ele realizava provas surpresas, diante disso, era difícil passar”, lembra o ex-aluno. Foi a característica exigente do professor que o desafiou para aprimorar as equações, já que possuía um jeito diferente de elaborá-las.
Além dos cálculos, as excursões, viagem das oitavas, gincanas ajudaram a promover as amizades, a autonomia e o comprometimento. “Educar vai além das matérias. O CEAT me ensinou a conviver com pessoas, entender o outro e lidar com as diferenças”, enfatiza o engenheiro.
O ingresso das duas filhas no colégio aconteceu naturalmente. Com o apoio dos pais, as meninas seguem um caminho de aprendizado contínuo e desenvolvimento pessoal.
“Uma educação de base forma cidadãos melhores, promovendo o respeito na convivência em sociedade e incentivando atitudes que levam à prosperidade. Quando a gente cresce, a sociedade cresce junto.”
Descobrindo a oratória
A oratória é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho, e Fábio acredita que o treinamento em comunicação durante sua época escolar foi crucial para desenvolver sua capacidade de liderança. ‘Quando você sabe falar em público, assume naturalmente a liderança’, afirma ele. Assim como o pai, sua filha Sofia, de 15 anos, exibe uma oratória exemplar, comunicando-se com fluência e segurança em diversos grupos. A mais nova, Anna, também demonstra essa habilidade, expressando suas opiniões com confiança e sem receio.
O Colégio CEAT estimula o desenvolvimento da oratória por meio de apresentações em sala de aula e projetos específicos, como o “Aluno Pesquisador”, que incentiva os estudantes a falar em público e a elaborar trabalhos de pesquisa avançada, semelhante a um trabalho de conclusão de curso universitário.
Durante o projeto, os professores orientam os alunos em cada etapa da apresentação, que ocorre tanto em sala de aula quanto para o público externo. Antes da apresentação final, os alunos participam de ensaios internos, garantindo mais segurança e domínio do conteúdo.
Oportunidades para o futuro
Sofia Scaravonatti, de 15 anos, estudou do nível 5 até a oitava na região alta e hoje no prédio em Lajeado. Durante sua jornada, que abrangeu da quarta série até a terceira série do Ensino Médio, ela viu uma evolução significativa em sua capacidade de se comunicar de forma clara com colegas, professores e em apresentações. ‘Desde pequena, sempre gostei de falar, mas as aulas no CEAT foram fundamentais para aprimorar minha oratória’, afirma a estudante, que demonstra habilidade em pausar no momento certo e ajustar o tom de voz com segurança.
Além da comunicação, Sofia aprimorou a redação, habilidades com as quais se diferencia. Saber escrever bem é fundamental na carreira corporativa e Sofia respeita e valoriza a Língua Portuguesa. Ela acredita que a educação vai além das matérias, abrangendo valores importantes para a sociedade, como respeito, disciplina e as amizades.
A convivência com os colegas foi fortalecida durante a viagem das Nonas Séries. “Foi uma experiência maravilhosa, um momento único para conhecer a cultura brasileira e estreitar os laços com os amigos de escola.”
Para Sofia, uma educação de qualidade constrói as bases para o amanhã. “Estar no CEAT é criar oportunidades para meu futuro”.
Apreço pela astronomia
Desde cedo, Anna Conzatti Scaravonatti mostrou o desejo de estudar na mesma escola que sua irmã, e, assim, ingressou no CEAT ainda no berçário. Agora, na quarta série, ela já demonstra confiança ao falar e está desenvolvendo suas habilidades de argumentação, discussão e investigação. A proposta pedagógica do CEAT incentiva os alunos a explorar uma ampla gama de atividades, e, no colégio, Anna aprendeu a apreciar o céu e as estrelas nas aulas de ciências. ‘Eu gosto muito dessas aulas por causa da astronomia’, revela ela.