Uma estação meteorológica conectada a um sistema de informação de dados monitorados, como pluviometria, temperatura, umidade relativa do ar e velocidade de vento é instalada em Vila Deodoro. A ação é resultado da parceria entre a Prefeitura e Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, dentro do projeto Living Agro+Vales. O ponto que vai receber o equipamento fica junto à Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, esse será o primeiro equipamento, mas o município deve buscar junto à universidade colocar mais unidades no município para monitorar os diversos microclimas do município.
“Os dados gerados pela estação podem ser utilizados para diversas finalidades, tendo especial importância para a agricultura e para monitoramentos climáticos, que são essenciais para o trabalho da Defesa Civil”, explica a secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes. Exemplos de aplicações do sistema que será implantado incluem a geração de alarmes relacionados a eventos extremos, bem como utilização dos dados para qualificar o plantio e colheita de diversos tipos de culturas na região.
A estação tem cerca de dois metros de altura e ocupa um raio de 65 centímetros, onde estão todos os sensores fixados. A estação meteorológica automática faz o registro de dados a cada cinco minutos e faz o salvamento das informações na nuvem. Esses dados são vistos via plataforma web acessada pelo link: https://web.demetra.agr.br.