A pesquisa de intenções de voto realizada em Taquari, através do Instituto Methodus contratado pelo Grupo A Hora, divulgada nesta quinta-feira, 26, mostra que o atual prefeito, André Brito (PDT), tem ampla vantagem sobre o adversário Luizinho Santos (PSDB).
Brito lidera a pesquisa estimulada com 70,3% da intenção dos votos, enquanto o adversário Luizinho, tem 13,3%. Na menção espontânea, o cenário não difere muito daquele em que os nomes são apresentados aos eleitores. Brito também lidera com expressiva vantagem, chegando a 60% das intenções de voto, enquanto Luizinho tem 12%.
A margem de erro dos resultados é de 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos.
O diretor do Instituto Methodus, André Sauer, explica que quanto maior a proximidade do resultado da espontânea com a estimulada, maior é a decisão do eleitor. “O cidadão espontaneamente sabe dizer o nome do candidato que pretende votar e na estimulada segue fazendo a mesma escolha”.
Em relação ao nível de rejeição, Luizinho aparece como o mais rejeitado entre os dois candidatos. O percentual chega a 55,3%, exatos 40 pontos a mais do que o número registrado por Brito, que tem 15,3%.
“Está um tanto quanto difícil para Luizinho, porque para crescer ele precisaria que essa rejeição diminuísse e conquistasse os votos de André em uma escala e velocidade muito grande”, finaliza Sauer.