O Brasil é o segundo maior produtor mundial de produtos de reciclagem animal, segundo dados da ABRA (Associação Brasileira de Reciclagem Animal). O Rio Grande do Sul, um dos principais estados nesse processo, destaca-se com empresas que atuam na transformação de resíduos de abates, como o Grupo FASA, com sede em Cruzeiro do Sul. A empresa é responsável por aproximadamente 12% da reciclagem animal realizada no país, evidenciando sua relevância no setor.
Segundo Robinson Huyer, Diretor Comercial do Grupo FASA, a empresa tem desempenhado um papel central na economia circular do agronegócio, aproveitando resíduos animais para a produção de ingredientes valiosos que abastecem diversas indústrias. “O processo de reciclagem animal é fundamental para a sustentabilidade e para a economia brasileira. Reciclamos os resíduos do abate animal, eliminando riscos ambientais e transformando-os em ingredientes essenciais para diversos setores”, afirma.
Ele também destaca a importância ambiental desse processo. “Esta é a única indústria 100% reciclável da região e contribui diretamente para a preservação ambiental, retirando do ecossistema gases nocivos e evitando o descarte inadequado de resíduos.”
Anualmente, o setor de reciclagem animal recolhe cerca de 13 milhões de toneladas de resíduos, transformando-os em 5,7 milhões de toneladas de produtos como farinha e gorduras. A farinha, rica em nutrientes, é utilizada na fabricação de rações para aves, suínos, pescados, cães e gatos, além de servir como fertilizante natural, especialmente para hortas. As gorduras, por sua vez, são amplamente aplicadas na produção de biodiesel, saboaria, cosméticos e produtos de higiene e limpeza.
Compromisso ambiental
O setor de reciclagem animal é uma alternativa sustentável a outras formas de destinação de resíduos, como a incineração e o envio a aterros sanitários. A incineração, além de ser uma opção cara, consome grandes quantidades de combustível e libera gases de efeito estufa, enquanto o envio a aterros exigiria a criação de 30% a mais de novos locais como estes anualmente no Brasil, de acordo com estimativas do setor.
O compromisso ambiental do Grupo FASA vai além da transformação de resíduos. Huyer ressalta que a empresa também recupera e trata a água utilizada em seus processos industriais. “A água que usamos é tratada e devolvida ao meio ambiente por meio de fertirrigação, contribuindo para o desenvolvimento dos eucaliptos ao redor da nossa fábrica”, explica.
Em um cenário global onde a sustentabilidade se torna cada vez mais uma exigência, o trabalho realizado pelo Grupo FASA reforça a importância de práticas responsáveis que, além de contribuírem para a saúde pública e para a preservação ambiental, geram valor econômico para diferentes setores da sociedade.
Por que a reciclagem animal é importante?
– Hoje, são abatidas cerca de 85 milhões de cabeças de bovinos, caprinos, ovinos e suínos;
– Enquanto isso, de frangos e perus são 5,9 bilhões de cabeças;
– Deste total, 34% não chega ao consumidor e segue direto para a reciclagem;
– A carcaça de uma vaca, em média, libera 1,2 tonelada de gás carbono na atmosfera;
– Este montante equivale a 6.025.557 carros em circulação;
– Com a reciclagem, essas substâncias são transformadas em fonte de matéria prima segura para utilização em outras cadeias produtivas;
– Assim, a reciclagem animal retira da natureza nutrientes como carbono, nitrogênio e fósforo, que em excesso contaminam o meio ambiente.
Grupo FASA
Conheça mais:
Facebook: @grupofasaind
Instagram: @grupofasa
Linkedin: grupofasa
Rua João Eckert, 1000
São Rafael – Cruzeiro do Sul
(51) 3714-9800