Com a proximidade das eleições municipais, marcadas para o dia 6 de outubro, os trabalhos nos cartórios eleitorais se intensificam. O processo de preparação das urnas, por exemplo, é uma das etapas mais importantes que antecedem o pleito. No Vale do Taquari, são pouco mais de mil seções espalhadas pelas 38 cidades.
No cartório da 29ª Zona Eleitoral, com sede em Lajeado, foi iniciado ontem o trabalho de carregamento das urnas. O primeiro dia, conforme o técnico judiciário Júlio César Cirolini, foi reservado para a inserção da carga referente aos municípios de Cruzeiro do Sul e Progresso, que juntos concentram 60 seções eleitorais.
Para a execução desse trabalho, foi necessária a geração das mídias, processo iniciado semana passada e finalizado na segunda-feira, 23. “Essas mídias são necessárias para que a gente consiga passar os dados dos candidatos e dos eleitores para dentro das urnas que serão utilizadas na data do pleito”, salienta.
Após feita a cópia dos dados, os técnicos fazem o teste da urna eletrônica. “Finalizado isso, testamos os componentes internos e os externos e, estando tudo de acordo, lacramos e fechamos ela em uma caixa, identificada com o número da seção, o local que ela vai e a ordem de entrega no roteiro”.
Além dos servidores concursados, a Justiça Eleitoral também contrata uma empresa terceirizada para auxiliar nesse processo, em virtude da grande quantidade de urnas. Somente na 29ª Zona Eleitoral, são 310 seções.
Inspeção
Depois que o Cartório de Lajeado finalizar o carregamento das urnas, outros dois momentos também estão previstos antes do pleito do dia 6. Um deles é a cerimônia de inspeção das urnas eletrônicas, prevista para os dias 2 e 3 de outubro, às 10h.
“Tiramos a urna da caixa para ver se não houve algum atraso no relógio, ou alguma alteração de data, algum erro que possamos detectar antes de enviar para as seções”, lembra. Em caso de problemas no dia da votação, há as chamadas urnas de contingência, disponibilizadas para substituição do equipamento.
Já na sexta-feira, 4, às 11h, ocorre audiência de verificação da integridade e autenticidade dos sistemas transportador e JE-Connect. Por fim, no sábado, 5, será feita a emissão da zerésima no sistema de gerenciamento da totalização, às 15h.
Mais de 80 modificações
Em todo o Vale, pouco mais de 80 seções foram realocadas este ano, sendo boa parte delas em virtude da catástrofe climática de maio, conforme levantamento feito pela reportagem a partir de informações divulgadas por cartórios. Um terço desses locais (27) estão na área de abrangência da 67ª Zona Eleitoral, espalhadas por Doutor Ricardo, Encantado, Muçum, Relvado e Roca Sales.
Na região da 29ª Zona, as mudanças ocorreram sobretudo em Lajeado e Cruzeiro do Sul, conforme a chefe do cartório, Betânia Rohde. Um dos maiores colégios eleitorais da região, o Colégio Castelinho é um dos locais impactados. Os 3,5 mil eleitores que votavam no local terão que se deslocar até o prédio 3 da Univates, onde foram realocadas as 10 seções.
SEÇÕES PELO VALE
- 21ª Zona Eleitoral
Estrela, Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova
137 seções - 22ª Zona Eleitoral*
Dois Lajeado
9 seções - 29ª Zona Eleitoral
Lajeado, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul, Sério
310 seções - 56ª Zona Eleitoral
Taquari, Tabaí
82 seções - 67ª Zona Eleitoral
Encantado, Doutor Ricardo, Muçum, Relvado, Roca Sales, Vespasiano Corrêa
132 seções - 93ª Zona Eleitoral**
Boqueirão do Leão, Mato Leitão
36 seções - 104ª Zona Eleitoral
Arroio do Meio, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo, Travesseiro
101 seções - 125ª Zona Eleitoral
Teutônia, Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Westfália
122 seções - 145ª Zona Eleitoral***
Arvorezinha, Anta Gorda, Ilópolis, Putinga
76 seções
(*) Tem sede em Guaporé, fora do Vale do Taquari, e conta com outras quatro cidades
(**) Tem sede em Venâncio Aires, fora do Vale do Taquari
(***) Além desses quatro municípios, também abriga Itapuca, que não faz parte do Vale