Há 20 anos, área da Emef São Bento era municipalizada

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, área da Emef São Bento era municipalizada

Vinte anos atrás, o terreno onde a Escola Municipal São Bento de Lajeado estava instalada pertencia, em parte, a uma entidade particular e ao Governo do Estado. Depois de décadas de funcionamento, a escritura dos prédios e do terreno foi repassada ao município.

Na época, o Posto de Saúde do bairro funcionava junto ao prédio da escola, mas uma estrutura própria da saúde estava sendo construída numa área ao lado. Isso liberaria pelo menos quatro salas para a escola. Além disso, a medida beneficiaria o educandário já que, até então, o município não podia intervir diretamente na escola.

A história da Emef

Um grupo de moradores do bairro São Bento fundou a primeira escola por volta de 1910, a chamada Sociedade Escolar Católica São Bento. Não muito tempo depois, em 1925, a comunidade evangélica também iniciou um educandário, a Escola Particular Dez de Novembro.

Foi nos anos 1970 que essas duas se unificaram, tornando-se a Escola Particular São Bento. A construção do prédio foi feita pelos governos municipal e estadual e foi inaugurada em 1977. Em 1994, a escola particular se tornou municipalizada e, até 2004, dividiu o espaço com o Posto de Saúde do bairro e os Correios.

Rei e Rainha da Terceira Idade

Selda, Elsa, Nelson e Carmen

A cidade de Encantado escolhia Nelson Gianesini e Elsa Sartori como Rei e Rainha da Terceira Idade do município. Para Primeira Princesa, ficou Selda da Silva e para Segunda Princesa, Carmen Ganasini. O concurso era realizado a cada dois anos, na Semana do Idoso. O evento ocorria no Clube Comercial e arrecadou mais de 200 kgs de alimentos para doação.

Há 50 anos, campanha de livros à Fates

A Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates), hoje conhecida como Univates, organizava uma campanha para arrecadar fundos para comprar livros à biblioteca da faculdade de Letras e Ciências Contábeis. Na época, a instituição tinha pouco mais de 5 anos.

A ação tinha apoio do Lions Clube e de alunos da instituição. Naquele tempo, conforme os jornais da época, a campanha mirou em famílias que tinham telefones em casa, porque seriam de classes econômicas mais favorecidas e, por conta disso, teriam maiores condições de ajudar com valores.

Hoje é

  • Dia do Mototaxista

Santo do dia: Nossa Senhora das Mercês

Acompanhe
nossas
redes sociais