A Cooperativa Languiru promove na manhã dessa terça-feira, 24, a segunda assembleia de setembro. Cerca de 180 associados participaram da votação.
Anderson Xavier, superintendente da Languiru apresentou os dados da empresa no primeiro semestre.
No leite a captação de 2024 foi de 38.822.581 litros nos seis meses. Xavier explica que a capacidade da planta é de 13 milhões de litros, são 429 mil litros por dia. “Temos uma planta ociosa com espaço para crescimento”
Aves
Na aves foram abatidos cerca de 9,3 mil aves, com destaque para o crescimento após a parceria com a JBS. “Quanto mais abatemos, mais ganhamos”
O segmento gerou bastante discussão entre os associados, como por exemplo o valor pago para os produtores e o tempo de alojamento. “Estamos trabalhando para melhorar isso, conforme nosso caixa vai nos dando condições vamos repassar para vocês”, explica Xavier.
Rações
Xavier destacou as parcerias com a Nutritec e também com a JBS para produção de ração. Durante os primeiros seis meses foram produzidos 22,3 mil toneladas. “Temos ainda espaço para crescer bastante e estamos na busca de outras parcerias.”
Em todos os segmentos, houve uma queda em maio em razão da enchente, mas com projeção de crescimento para o próximo semestre.
Outros segmentos
Granja UPL Mundo Novo possui dois mil matrizes em produção. “Temos que fazer alguns ajustes internos para produzir mais.” Xavier destaca que foi realocado um espaço da Linha Germano para o local em Bom Retiro do Sul.
O superintendente explica que há também parceria com a empresa Naturovos, para produção de ovos.
Já em relação ao Agrocenter, a empresa possui venda de ração ensacada, sementes e insumos. Além de uma linha de produtos de higienização leiteira.