Na penúltima sessão antes da eleição marcada para 06 de outubro, os vereadores de Lajeado aprovaram o projeto que estabelece Blumenau como cidade-irmã do município do Vale, nesta terça-feira, 24. A proposta é de Ana da Apama (PP) e foi aceita por unanimidade.
Pelo texto, trata-se de um reconhecimento pelo auxílio prestado pelos catarinenses após a enchente de maio, com o envio de máquinas e servidores para colaborar com o processo de limpeza da cidade. “Blumenau é o terceiro maior município de Santa Catarina, com mais de 360 mil habitantes. Em 2008, Blumenau passou por uma das maiores tragédias da história do país, foram 24 mortos e milhares de desabrigados. A partir desse episódio, o governo iniciou os movimentos para tornar a cidade referência nacional em controle de catástrofes”, cita a justificativa.
O vínculo ainda prevê parcerias, intercâmbios e um estreitamento na relação entre agentes públicos e empresários das duas localidades.
Foi em Blumenau ainda que prefeitos e líderes regionais procuraram exemplo de estrutura e modelo de plano de contingência após as inundações ocorridas em 2023 e maio deste ano.
Outros dois projetos receberam sinal positivo nesta semana. Um deles amplia a transparência das ações pelos conselhos públicos municipais, de autoria de Ana da Apama (PP). O outro texto estabelece que uma rua no Loteamento Morro de Conventos seja denominada Adriano Paulo Näher. A proposta é de Alex Schmitt (PP).
Curso para guarda municipal
Um pedido para maior tempo de análise por Jones Fiegenbaum (PT) adiou a votação do projeto encaminhado pelo governo para subsidiar o curso de formação para os atuais agentes de trânsito se transformarem em guardas municipais. Como a proposta conta com regime de urgência, precisa ser analisada na próxima sessão. Caso contrário, a pauta do Legislativo fica travada.
Nova ponte sobre o Rio Taquari na pauta
Depois do anúncio da CCR ViaSul sobre quatro meses de restrição do trânsito sobre a ponte do Rio Taquari, o assunto repercutiu na câmara. Isidoro Fornari Neto (PP) entende que há alternativas que podem acelerar a obtenção de recursos para criar novas alternativas de ligações de Lajeado com a região metropolitana.
“Precisamos tomar a frente na viabilização de uma nova ponte sobre o Rio Taquari. A BR-386 atende todo o RS. Uma possibilidade é o uso do dinheiro da dívida suspensa do estado e União para nova ponte”, sugere.
A próxima sessão ocorre na terça-feira, 1. Será a última antes da eleição que determina os 15 integrantes da câmara para o exercício 2025-2028.