Candidato à prefeitura de Teutônia, Jonatan Brönstrup (PSDB) participou da sabatina na manhã desta segunda-feira, 23. Promovida pelo programa “Frente e Verso”, a entrevista foi definida por ordem de sorteio, com os postulantes do município. Na oportunidade, Brönstrup apresentou propostas na área da educação, mobilidade e desenvolvimento do município.
Entrevista
Jonatan Brönstrup • candidato à eleição de Teutônia
Teutônia tem recebido novos moradores e, também, novas empresas. De que forma seu governo pretende aproveitar esse bom momento?
Teutônia realmente se transformou num porto seguro pela questão de não ter sido drasticamente atingida como outros municípios do Vale do Taquari e, inclusive, estamos tendo reflexos disso no dia de hoje, especialmente pela questão do trânsito, mobilidade.
Como prefeito, tive oportunidade de ser presidente da Amvat, em 2019, e sempre estarei ao lado dos projetos regionais, então, já me somo aqui à essa necessidade de buscar um novo ponto para construção de uma nova ponte para garantir o desenvolvimento regional. Não adianta Teutônia ir bem e os demais municípios do Vale do Taquari ter gargalos. Então, estamos dizendo aqui que estaremos ao lado desses grandes e importantes projetos.
Recebemos sim, diversas pessoas e famílias que escolheram o município por realmente ter o ambiente mais próximo do normal nos últimos meses e a primeira coisa é realizarmos um novo censo. Temos a informação de que hoje temos 35 mil habitantes em relação ao último censo do IBGE. Ao longo das caminhadas, percebemos muitas pessoas vindas de outros municípios e regiões buscando Teutônia para se instalar por conta das oportunidades que se apresentam, instalação de novas empresas, novos investimentos, geração de empregos e, isso tem relação direta com a necessidade da realização de um novo senso.
São faixas diferentes até para buscar recursos junto ao governo federal, para construção de complexos habitacionais, o próprio FPM é medido em cima do número de habitantes […] Mudando a faixa do FPM receberemos mais recursos para investir em saúde, novos investimentos em construção de mais postos de saúde, construção de novas escolas infantis. São cerca de 500 crianças aguardando na central de vagas nas creches.
Em nosso plano de governo, teremos três novas escolas de educação infantil, duas no bairro Canabarro, maior bairro do município e outra no bairro Teutônia. […] Serão 450 novas vagas após essas construções. Um planejamento que precisa ser feito e colocado em prática e atualizado constantemente.[…]
Além disso, vamos criar uma lei municipal – Lei de Incentivo à Educação Infantil que, através de um fundo específico, vamos permitir que empresas teutonienses façam doação de parte do seu imposto de renda para que o município possa construir, ampliar salas de aula nas escolas comunitárias […] Educação infantil será uma prioridade no nosso governo para garantir acesso nessa primeira fase da educação dos filhos e filhas de Teutônia.
Outro ponto é a implantação de um novo distrito industrial com cerca de 50 hectares para garantir um local adequado para instalação de empresas do município que queiram ampliar suas estruturas e receber empresas de fora também […].
Apresentamos ainda em nosso plano de governo uma alternativa de fazer um viaduto passando por baixo da ferrovia que garante o acesso direto da Av. Um Leste com a Rua 31 de março, no bairro Canabarro. Temos esse pré-projeto já elaborado […].
Assista a sabatina na íntegra