Um estudo de viabilidade técnica deve ser contratado pelo governo de Lajeado para buscar alternativas de travessia sobre o Rio Taquari. Com as duas pistas da faixa norte bloqueadas após danos em pilares, a passagem entre Lajeado e Estrela está ainda mais complexa.
O município sugere dois pontos para início de estudo. Um deles fica nas proximidades do morro do Bairro Conservas, próximo à Av. Beira Rio. O outro ponto fica próximo ao popular “paredão”, no bairro Carneiros, em uma área próxima ao terreno da Univates. Entretanto, ainda é preciso verificar a outra margem do Taquari. E não se descartam outros pontos.
O estudo de viabilidade técnica será custeado pelo governo municipal. A partir da definição do local, o Executivo vai buscar recursos federais ou estaduais para a execução da obra, que também pode receber recursos de municípios da região, por meio de um consórcio.
Segundo o prefeito Marcelo Caumo, o trânsito que já estava sobrecarregado tende a piorar diante da pista simples na BR-386. Ele ressalta que durante a próxima semana será encaminhado a contratação de empresa para o estudo quanto a uma nova ponte.
“Tendo o local definido, dá para licitar o projeto e execução, similar ao que aconteceu com a EGR na ERS-130″.
O novo cenário criado a partir das condições da atual estrutura fez com que Caumo mudasse de opinião sobre a prioridade da ponte. Logo após a cheia de setembro de 2023, surgiu a proposta de um estudo em parceria com Estrela, o que na época não avançou.