Aprovada em julho pelo Departamento de Meio Ambiente de Arroio do Meio, licença prévia possibilita a construção de um complexo turístico no Morro São José. O empreendimento, idealizado pelo advogado e empresário Jerson Zanchettin, prevê um investimento superior a R$ 50 milhões em uma área de 19,5 hectares.
O complexo, que terá como principal atração uma estátua de gaúcho com 50 metros de altura, fica localizado em uma elevação de 464 metros, num dos principais pontos turísticos e de lazer no município.
Além da estátua principal, o projeto contempla a construção de dois hotéis, um mirante panorâmico, um galpão tradicionalista e um boulevard gastronômico, entre outros atrativos. No total, serão 12 pontos de interesse distribuídos pelo complexo.
Conforme o empresário, o plano de investimento, os estudos ambientais da área e o protocolo para a licença prévia do empreendimento estavam em análise no departamento desde 16 de março do ano passado.
Obras em 2025
A iniciativa, liderada pela empresa Morro Gaúcho Participações LTDA em parceria com investidores da Serra Gaúcha e do exterior, também tem como objetivo impulsionar o turismo religioso e cultural no estado.
Sócio e coordenador técnico do empreendimento, Ademar José Rodrigues da Silva, destaca que as obras estão programadas para iniciar no segundo semestre de 2025, após a conclusão das etapas de licenciamento de instalação e ajustes finais no projeto.
O QUE OS CANDIDATOS PENSAM SOBRE O PROJETO
Durante as sabatinas promovidas no programa “Frente e Verso”, os quatro postulantes à prefeitura de Arroio do Meio foram questionados sobre a construção do complexo turístico. Veja o que disseram: