O Grupo A Hora publicou ontem, 19, a segunda pesquisa eleitoral de Lajeado. Na estimulada, Gláucia Schumacher (PP) manteve a liderança, com 38,3% dos votos, alta de 2,5 pontos percentuais em relação ao levantamento de agosto. Na sequência, Carlos Ranzi (MDB) cresceu 4 pontos e chegou a 24,5%. Dr. Sergio Kniphoff (PT) oscilou 0,7 ponto para baixo e agora tem 14,8%.
Indecisos representam 15,8% dos eleitores ouvidos pelo Instituto Methodus entre os dias 14 e 17 de setembro. A pesquisa contratada pelo A Hora tem uma amostragem de 400 entrevistas e foi registrada no TSE sob n° RS-08230/2024. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na espontânea, os três cresceram na intenção de voto, mas as colocações não se alteram. Gláucia lidera com 25,8%. Ranzi aparece com 14,3%, enquanto Kniphoff tem 7,3%. Neste cenário, o percentual de indecisos caiu quase 30%, chegando a 44,8%.
Em entrevistas à Rádio A Hora na tarde dessa quinta, durante o programa Conexão Regional, os candidatos tiveram impressões distintas sobre a pesquisa. Gláucia destacou a permanência na ponta, enquanto Ranzi celebrou o fato de ser o candidato com maior crescimento. Já Kniphoff frisa que os números servem de estímulo para fortalecimento da campanha na reta final.
Uma terceira pesquisa de intenção de voto será feita em Lajeado, mais próximo da data do pleito de 6 de outubro. Haverá ainda um segundo debate com os candidatos a prefeito da cidade, marcado para o