Um voto basta para Baixinho Barbieri

Opinião

Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi

Um voto basta para Baixinho Barbieri

Quando o relógio marcar 8h e o acesso dos eleitores às urnas for liberado no domingo do dia 6 de outubro, Angelo Barbieri, 62, já pode comemorar a reeleição a prefeito de Nova Bréscia. O político do Progressistas (PP) é um dos 214 candidatos únicos à majoritária no país, conforme estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e precisa de apenas um voto para vencer. Ele repete a parceria com o vice Leandro Dadalt.

Mesmo em situação confortável, Baixinho, como é conhecido, esperar superar os 60% da preferência dos brescienses. Seria o reconhecimento, segundo ele, ao trabalho realizado por seu governo, que priorizou investimentos em saúde e educação, aliás, as únicas duas áreas ocupadas por secretários.

Progressense de nascimento, Baixinho morou em Barros Cassal e Soledade antes de se estabelecer em definitivo em Nova Bréscia depois que conheceu a esposa Solange há quase 40 anos. Também integrou o quadro de servidores da Corsan desde os 18 anos e empreendeu no ramo de supermercado e abatedouro de carnes, estabelecimento hoje administrado pelos dois filhos.

Foto: Brayan Bicca

Na política, foi filiado ao PDT e se elegeu vice-prefeito em 2004, na dobradinha com Diógenes Laste (PP). Na eleição seguinte, concorreu a prefeito pelo PDT, mas perdeu para Laste. Após um período afastado, mudou-se para o PP e venceu a eleição de 2020. “Desde a posse, procuramos tratar todos iguais. Temos cerca de três mil habitantes, não dá para discriminar”, é um dos argumentos que ele entende que pesou para enfraquecer a oposição, no caso o PDT, já que o MDB agora está do seu lado. “O MDB sempre serviu de escada para os outros partidos. Queremos ajudar o MDB a crescer para ficarmos juntos no governo”.

Nesta semana, em 50 minutos de entrevista à Rádio A Hora 102,9 FM, Baixinho detalhou ações que pretende executar no próximo mandato. A transmissão está disponível no Portal do Grupo A Hora. Entre as propostas estão a contratação de um cardiologista para atender no posto de saúde, a instalação de um Centro de Especialização Médica, a conclusão da pavimentação asfáltica nas estradas de Linha Estefânia e Linha Caçador (depois, o projeto é asfaltar Linha Olinda e Linha Pinheiros), a colocação da cobertura na Praça da Matriz e a construção da sede do CAPS. Atento ao futuro, já adquiriu a área do prédio do STR, em terreno que faz limite com o Centro Administrativo Municipal. “Nosso foco é o trabalho. Nunca ficamos com menos de três obras significativas em andamento”.

A Santa de Anta Gorda

Foto: Matheus Laste

O candidato a prefeito de Anta Gorda, Estevão Cauzzi (PP), 42 anos, revelou em entrevista à Rádio A Hora 102,9 FM que o gosto pela política vem de criança, quando o pai, Ermano João Cauzzi, administrou o município entre os anos de 1988 a 1992. “O pai venceu por 929 votos de diferença, foi a maior da história”, orgulha-se. Atual presidente da Câmara de Vereadores, ele foi o primeiro colocado nas eleições de 2020 e confessa ter se surpreendido com a preferência de 443 eleitores.

Aliás, Cauzzi considera mais importante investir na pavimentação da estrada que dá acesso à gruta de Itapuca e incentivar os empreendedores turísticos locais do que erguer a estátua de 42 metros de Nossa Senhora de Lourdes, projeto defendido pelo atual prefeito Xico Frighetto (Republicanos), com apoio da iniciativa privada.

Debates na Rádio A Hora

A semana foi de debates no estúdio da Rádio A Hora, em Encantado. Os programas reuniram os candidatos de duas cidades impactadas pelas recentes catástrofes climáticas, Muçum e Roca Sales.

Na segunda-feira, 23, Marcos Bastiani (PSDB) e o atual prefeito Mateus Trojan (MDB) apresentaram suas propostas para reconstruir a Princesa das Pontes. E um dos pontos que gerou divergência envolveu o tema sobre a realocação de parte da cidade, embora os dois tenham posição favorável ao movimento Recupera Muçum. Bastiani garantiu que as pessoas que quiserem permanecer em seus locais terão apoio do município. Trojan alertou que é inviável repassar recursos públicos para quem prefere ficar em áreas alagáveis. Sobre dragagem, os dois também se “alfinetaram”. Enquanto Bastiani apontou que Trojan está “sempre com um pé atrás” ao tratar do assunto, o atual prefeito comentou que “não vende a ilusão de que (a dragagem) é rápida, fácil e simples, ou de que o município pode realizar por conta própria”.

Roca Sales

Dinho (Podemos), Bayard (MDB) e Mazinho (PP) tiveram quase duas horas para dar o recado para o eleitor roca-salense. O candidato do Podemos defendeu a construção de um canal entre as empresas JBS e Curtume, para dar vazão ao rio em situações de inundação. Bayard apontou ser urgente a contratação de médicos para formar o corpo clínico no Hospital Roque Gonzales, hoje inexistente. O emedebista revelou ainda que tem acertada com um grupo de empresários a doação de 200 casas. Mazinho afirmou ser necessário criar alternativas de apoio do município aos comerciantes que, segundo o progressista, retomaram as atividades por conta própria.

Eu pergunto:

A pouco mais de duas semanas para a eleição, você está satisfeito com as propostas que os candidatos têm apresentado?

BASTIDORES

  • Em Guaporé, o candidato a prefeito Ronaldo Invernizzi (PDT) tem demonstrado otimismo com o retorno dos passeios do Trem dos Vales. Recentemente, ele publicou no Instagram que o “Turismo tem a volta do Trem dos Vales confirmada para o ano que vem!” Na mesma postagem, o pedetista afirmou que será construído um mirante no Cristo Redentor semelhante ao Skyglass, de Canela, em que o piso transparente e envidraçado é a principal atração. Invernizzi é o candidato do atual prefeito, Valdir Fabris.
  • Coordenadores de campanhas de municípios da região alta tem se surpreendido com a indiferença de boa parte da população com o pleito deste ano. E a desmobilização, segundo eles, é percebida nas ruas, com a baixa circulação de veículos adesivados, além do desinteresse pelos programas eleitorais de rádio.
  • A concessionária RGE atendeu aos apelos dos proprietários da Bom Dia Indústria e Comércio de Alimentos, no bairro Lajeadinho, em Encantado, e instalou a energia elétrica trifásica. Com isso, a empresa, que chegou a ficar cerca de dois meses operando com uso de gerador, agora pode tocar a produção a pleno. Excelente notícia!
  • Em Encantado, hoje tem mais uma oportunidade para quem está em busca de trabalho. O Feirão de Empregos ocorre das 13h às 17h no Auditório Imigrante, na Prefeitura. São 100 vagas disponíveis. A organização é do SINE/FGTAS.

Acompanhe
nossas
redes sociais