Os três candidatos à prefeitura de Roca Sales marcaram presença no debate desta terça-feira, 17. Adovandro Fraporti – Dinho (Podemos), Bayard Fischer (MDB) e Jones Wunsch – Mazinho (PP). apresentaram suas propostas e ideias que permearam temas como desenvolvimento econômico, agronegócio, infraestrutura e mobilidade urbana. O encontro promovido pela Rádio A Hora, ocorreu no estúdio de Encantado.
Durante a trajetória como funcionário público, Mazinho teve experiência nos setores da educação e fazenda. Dinho é empresário nos setores moveleiro e metalúrgico. Já Bayard foi prefeito no mandato 1997-2000.
O debate de Roca Sales integra a série de encontros com candidatos aos executivos municipais que o A Hora promove até a última semana de campanha eleitoral. Ao todo, são mais de 40 debates previstos, co nforme cronograma divulgado previamente pela emissora.
Projetos à reconstrução
“Quero fazer um canal entre a JBS e o curtume para ajudar o comércio, as indústrias, as moradias. Ali, onde vai passar o desvio do Rio Taquari, vai ser tipo que nem a transposição do Rio São Francisco, vai dar uma vazão de água em torno de 15 a 20%. Não vai mais água no comércio, nas indústrias, na casa das pessoas e o pessoal vai poder trabalhar tranquilo. A solução a gente tem, mas temos que correr atrás, encaminhar projetos a nível federal e estadual.” – Adovandro Fraporti – Dinho (Podemos)
“Temos propostas concretas e perfeitamente realizáveis, dentro de um orçamento para administrar com responsabilidade, com gestão dos recursos públicos. Vamos buscar parcerias com o governo do estado e união para resolvermos grandes obras. As pequenas obras a gente tem como fazer através do nosso município, dar uma cara nova para o nosso centro, trazer a autoestima da população, por acreditarem em uma Roca Sales melhor a partir de janeiro de 2025.” – Jones Wunsch – Mazinho (PP)
“A situação de Roca Sales está muito similar à de 28 anos atrás. Consegui nortear o caminho da cidade, trazer a dignidade das pessoas que não tinham mais empregos, comércio quebrado […] Então, quem já fez e demonstrou que tem capacidade de fazer e enfrentou uma situação caótica, isso é uma marca que faz com que a população entenda que neste momento não é hora de fazer experiência em Roca Sales. Passaram-se seis administrações e 80% do retorno é do que eu deixei lá.” – Bayard Fischer (MDB)
Saúde e Hospital
“Temos que pôr pessoas qualificadas que vão trabalhar e vestir a camiseta. E também vamos buscar investimentos, vamos criar projetos para buscar aparelhagem para equipar o nosso hospital. Porque o nosso hospital precisa. Se tiver que mudar ele de local, com o passar dos anos, vamos mudar ele também. Mas, primeiramente, temos que investir no atendimento.” – Dinho em resposta para Bayard
Prevenção a catástrofes climáticas
“Temos que ter um plano diretor para que a gente consiga, a partir de agora, fazer edificações fora da área de risco; estruturar a Defesa Civil com equipamentos de última geração; precisamos ter também um sistema de alarmes efetivos, em parceria com o governo do estado e a união para que os alertas climáticos sejam mais efetivos. Temos a brigada militar que precisa estar em um local que não pega enchente.” – Mazinho em resposta a Dinho
Educação Infantil
“Temos excelentes profissionais nesta área e temos alguns problemas que precisam ser resolvidos. Inclusive, tem uma questão que está me instigando, que é a quantidade de autistas que existem na nossa cidade. Para cada 200 pessoas tem um autista, isto está totalmente fora das estatísticas mundiais de relação de incidência de autista. A educação tem que partir de coisas palpáveis.” – Bayard em resposta a Mazinho