Polícia Civil projeta mudança à sede provisória em outubro

LAJEADO

Polícia Civil projeta mudança à sede provisória em outubro

Imóvel alugado no São Cristóvão passa por adaptações. Já a construção do futuro espaço próprio, no mesmo bairro, pode iniciar ainda este ano, com prazo de até dois anos de conclusão

Polícia Civil projeta mudança à sede provisória em outubro
Imóvel com salas comerciais vai abrigar delegacias de Lajeado até conclusão de nova sede. (Foto: Gabriel Santos)
Lajeado

Restam poucos detalhes para que a Polícia Civil se mude para sede provisória em Lajeado. O prédio alugado, que vai abrigar quatro das cinco delegacias existentes na cidade, no bairro São Cristóvão, passa por adaptações. A tendência é de que a mudança ocorra após o período eleitoral.

O imóvel escolhido pelo Estado, na rua 11 de Julho, próximo à esquina com a avenida Senador Alberto Pasqualini, é a antiga sede da Faculdade Anhanguera e hoje abriga salas comerciais. Conforme a delegada regional de Polícia, Shana Luft Hartz, o contrato está em vias de ser finalizado.

“A obra está concluída. Agora estamos nesse processo, com algumas questões burocráticas. Não podemos iniciar os atendimentos sem que o contrato esteja assinado. Aguardamos isso para fazermos a mudança”, detalha Shana, que complementa. “Se dependesse de mim, me mudaria hoje”.

Segundo a delegada, há pendências na questão do fornecimento da internet e, por isso, ainda não ocorreu a assinatura do contrato. Também é preciso padronizar os espaços, com a colocação de adesivos, banners e placas que identifiquem os serviços policiais. “Estamos pressionando para que isso seja feito logo”.

Inicialmente, vão para o prédio provisório as delegacias de Polícia (DP), Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e 19ª Delegacia de Polícia Regional do Interior. Ainda este ano, deve se mudar também a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Por enquanto, segue junto à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), no bairro Florestal.

Central de Polícia

Outro processo que avança é o da construção da Central de Polícia, também no bairro São Cristóvão. A Privilége Construtora venceu a licitação e será responsável pela obra, superando a concorrência de outras cinco empresas. A expectativa é de que os trabalhos iniciem ainda este ano ou no começo de 2025.

“Estimamos um prazo de 18 a 24 meses para conclusão. O mais importante agora é que a obra comece. Estávamos na angústia para avançarmos esta etapa para que não houvesse o risco de voltar para a prefeitura”, lembra Shana. Para ela, o fato da empresa ser de Lajeado é positivo. “Fiquei muito feliz”.

Para marcar o início das obras, a Polícia Civil fará o lançamento de uma pedra fundamental, sem data definida. O novo complexo, que ficará na esquina das ruas Fábio Brito de Azambuja e Coelho Neto, terá 2,9 mil metros quadrados distribuídos em quatro pavimentos. A obra está estimada em R$ 10 milhões.

Imóvel no Centro

Desde a enchente histórica de maio, a Polícia Civil deixou em definitivo o imóvel próprio no Centro. O prédio ficou quase todo submerso. Hoje, está fechado. Em breve, será incorporado pelo município, situação prevista a partir da permuta de terrenos com o Estado, aprovada em 2022.

Acompanhe
nossas
redes sociais