Justiça reconhece uso irregular do IG “Vale dos Vinhedos”

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Justiça reconhece uso irregular do IG “Vale dos Vinhedos”

Duas vinícolas foram condenadas pelo uso irregular de identificação geográfica (IG) na comercialização de produtos. A decisão reconheceu a prática de concorrência desleal e determinou o ressarcimento pelos prejuízos materiais, bem como o pagamento de R$ 25 mil por danos morais, de forma solidária. O caso foi analisado no âmbito de uma ação originada na Comarca de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, proposta pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (APROVALE). A entidade apontou a produção e venda de garrafas de vinho pelas empresas rés com a inscrição “Vale dos Vinhedos”, uma Denominação de Origem registrada no INPI e regulada por uma série de requisitos geográficos e técnicos. Entre as irregularidades, destacou-se o fato de parte da operação (produção da bebida e envase) ter sido realizada em Guaporé, a 70 km de distância da área do Vale dos Vinhedos.

A conclusão é de que as vinícolas rés se beneficiaram ao captar consumidores devido ao uso da identificação geográfica. “Na hipótese, há prova documental de que as rés produziram, engarrafaram e comercializaram vinho indicando inadequadamente que provinham da região do Vale dos Vinhedos, atingindo, assim, os consumidores conhecedores da qualidade e notoriedade dessa Denominação de Origem”, explicou a relatora. Sobre isso, é salutar lembrar que o Vale do Taquari poderá ter o primeiro produto com IG nos próximos meses. Trata-se da erva-mate produzida na região do “Alto Taquari”, mais especificamente Ilópolis, Arvorezinha, Itapuca, Fontoura Xavier, Anta Gorda, Putinga e Doutor Ricardo. Com o selo de qualidade, a Associação dos Amigos e Parceiros da Erva-Mate projeta agregar valor à produção local da especiaria gaúcha. E a ideia é concluir esse importante processo em 2025.

E a ponte do exército, Eduardo Leite?

Eu já escrevi, reescrevi, e volto a escrever. A RESPONSABILIDADE PELA MANUTENÇÃO DAS VIAS DE ACESSO À PONTE DO EXÉRCITO, QUE SERVE DE ALTERNATIVA À ERS-130, PRECISA SER ASSUMIDA PELO GOVERNADOR EDUARDO LEITE. Mas o chefe do Executivo gaúcho decidiu não atender os telefonemas do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP).

Grassi quer um novo anel viário em Arroio do Meio

Paulo Grassi, o candidato do PT a prefeito de Arroio do Meio, foi o sabatinado de ontem no programa Frente e Verso. Com destaque às propostas ligadas ao agronegócio, o petista também se destacou ao sugerir a implantação de um anel viário para a interligação das regiões que devem receber o fluxo de migração das áreas de enchente. A proposta é uma conexão da Barra do Forqueta, Rui Barbosa e Dona Rita em direção ao Morro Vermelho.

Elis na campanha

Prefeito e candidato à reeleição em Estrela, Elmar Schneider (MDB) ganhou uma importante aliada nesta nova corrida eleitoral. Elisângela Mendes, que foi “eleita” secretária de Educação pelos próprios servidores da pasta, em uma inédita e interessante eleição interna, não participou de forma efetiva do pleito municipal de 2020. Neste ano, porém, ela está muito presente na campanha do atual gestor. Recentemente, ela gravou um vídeo para rebater afirmações da candidata a prefeita Carine Schwingel (União Brasil). E ela também acompanhou o chefe do Executivo estrelense durante a sabatina do Frente e Verso.

Bonitinho sugere “creche noturna” em Estrela

O simpático candidato a prefeito de Estrela pelo PSB apresentou uma interessante ideia durante a sabatina do programa Frente e Verso. Renato Horn (PSB), o popular “Bonitnho”, quatro vezes vereador e ex-secretário municipal, sugere a criação de uma creche noturna para atender filhos de trabalhadores que não tem outra opção a não ser o turno da noite para trabalhar e garantir o sustento das famílias.

TIRO CURTO

  • Em Estrela, a inclusão das cotas de inundação nas placas de denominação de ruas foi pacífica entre Executivo e Legislativo. Em Lajeado, a câmara aprovou, o prefeito silenciou, e a própria câmara promulgou a norma. E em Arroio do Meio o candidato a prefeito Paulo Grassi (PT) sugere a importante medida.
  • Com o tema “Inovação e tecnologia na contabilidade”, ocorre hoje no Teatro da Univates, o 15º Seminário Sincovat. Propondo uma abordagem atual que busca refletir sobre as oportunidades e desafios de quem atua na área, o objetivo do evento é oportunizar conhecimento contínuo e contribuir para que as pessoas acompanhem as transformações.
  • Também nesta quarta-feira ocorre o terceiro e último encontro denominado “CDL Lajeado Café com Candidatos. Desta vez, a conversa agendada para às 8h, na sede da entidade, será com o candidato a prefeito Dr. Sérgio Kniphoff (PT) e o candidato a vice Mateus Selke (PDT), da Coligação Lajeado Pode Mais.
  • Ainda em Lajeado, a sabatina da Acil com os candidatos a prefeito Carlos Ranzi (MDB), e a vice-prefeito, Márcio Dal Cin (MDB), está confirmada para o dia 26 de setembro.
  • Em Encantado, a candidatura a prefeito de Enoir Cardoso (PP) está homologada e já consta no portal Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral. O candidato a vice será Paulo Costi (PP), que desistiu de encabeçar a chapa pura do PP na majoritária em função de problemas de saúde. Em tempo, Enoir declarou patrimônio de R$ 127,8 mil.

Acompanhe
nossas
redes sociais