Federasul e Instituto Ling avaliam projetos de dez pontes para o Vale

INFRAESTRUTURA VIÁRIA

Federasul e Instituto Ling avaliam projetos de dez pontes para o Vale

Entrega dos projetos executivos foi feita pela CIC-VT. Passagens terão 12 metros de extensão e contemplam estradas vicinais destruídas pela inundação de maio

Federasul e Instituto Ling avaliam projetos de dez pontes para o Vale
Entrega dos projetos ocorreu na sexta-feira passada. CIC-VT aguarda parecer técnico para que municípios providenciem licenciamento. (Foto: Divulgação/CIC-VT)
Vale do Taquari

A campanha para reconstruir pontes internas em estradas municipais danificadas pela inundação de maio feita pela Câmara da Indústria e Comércio da região (CIC-VT) avança. Os projetos executivos para as dez passagens foram entregues à Federasul e ao Instituto Ling, por representantes das empresas que financiam as obras e doam os materiais.

As pontes seguem o preconizado pelos departamentos do Estado (Daer) e da União (Dnit), com 12 metros de vão. “A iniciativa tem o propósito de atender demandas econômicas e sociais da região, em especial da cadeia produtiva de proteína animal”, destaca o presidente da CIC-VT, Angelo Fontana.

Pela análise da representação das empresas do Vale, atividades econômicas voltadas ao agro têm sofrido com dificuldades logísticas provocadas pela degradação de estradas e passagens. “Além disso, vemos que a comunidade está sofrendo. Não há transporte escolar, público ou mesmo a chegada de veículos de saúde.”

Para garantir os projetos e o custeio das obras, foi formado um comitê empresarial. Entre as doadoras estão a Metasa, Randoncorp, Gerdau e Usiminas. “Escolhemos passagens degradadas em pontos estratégicos e queremos garantir obras rápidas tanto na parte alta e baixa do Vale.”

Serão três estágios para a execução do projeto. O primeiro foi a contratação de uma empresa para orçamento e um escritório de engenharia para as pontes. Depois a contrapartida dos governos municipais, de fornecer licenciamento ambiental, sondagem de solo, topografia e proteção lateral em concreto. Por fim, a obra em si.

“A instalação das pontes é rápida. Basta as cabeceiras estarem prontas. Tendo isso, comunicamos às empresas doadoras. Elas trazem os ferros e fazem a instalação”, destaca Fontana.

Reconstrói RS

O programa feito pela parceria entre Federasul e os institutos Ling e Floresta tem um orçamento de R$ 84 milhões para obras de infraestrutura no RS. Conforme o vice-presidente da Federasul, Rafael Goelzer, cabe às ACIs o cadastramento. A escolha dos beneficiados será avaliada por um comitê composto por especialistas em engenharia e arquitetura.

Pela lista de critérios, entram investimentos em estabilização, recuperação e proteção de taludes, restabelecimento de pontes, estradas, recuperação de diques e barragens, obras de drenagem e de saneamento.

O regulamento estabelece a forma de repasse. Para projetos de infraestrutura orçados em até R$ 1 milhão, a doação será de 50% do custo. Acima disso, até R$ 2 milhões, o montante alcança 33% do projeto e, para além desse total, o orçamento custeado pelo Reconstrói RS será equivalente a 25%.

Detalhes dos projetos

Projetos de pontes de até 12 metros de vão livre para a parte metálica;

Contrapartida dos municípios

  • Içamento no local a ser instalada
  • licenciamento, sondagem solo e topografia
  • cobertura da pista rolagem e proteção lateral em concreto

A CIC-VT garante

  • Projeto executivo para pontes de via única na classe 45 Toneladas (mesmo critério usado pelo Daer e pelo Dnit)
  • fornecimento das partes metálicas (pontes e sistema de fixação)

Locais das pontes

Relvado (Linha Três Reis)
Encantado (Linha Alegre)
Anta Gorda (Linha Tunas)
Putinga (Linha Miguelzinho)
Ilópolis (Linha Usina)
Doutor Ricardo (Linha Sangão)
Arroio do Meio (Arroio Grande)
Pouso Novo (Canhada Funda)
Travesseiro (Linha São Miguel)
Coqueiro Baixo
(Linha Arroio do Laje)

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