A Câmara de Vereadores de Arroio do Meio aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que destina R$ 1,3 milhão para a compra de uma área de terras no bairro Medianeira, onde serão construídas moradias definitivas para as famílias atingidas pelas cheias de setembro e maio. A negociação foi intermediada entre o município e a Diocese de Santa Cruz, proprietária do terreno.
O governo municipal pretende utilizar a área para implementar projetos já aprovados pelos governos estadual e federal, com a previsão de construir mais de 240 casas para os desabrigados. Enquanto as moradias permanentes não são concluídas, parte do terreno está sendo preparada para a instalação de módulos temporários, a fim de abrigar as famílias de maneira emergencial.
Além das moradias, o contrato firmado com a Diocese de Santa Cruz inclui uma cláusula que destina uma quadra do terreno para a Paróquia Matriz do Perpétuo Socorro. A área será utilizada para a construção de um espaço comunitário e de uma igreja, beneficiando a integração social da população local.
Ponte na Júlio Schnack
Na mesma sessão, os vereadores também aprovaram o projeto de substituição da ponte na Travessa Júlio Schnack, que liga as localidades de Cascata e Arroio Grande. A obra, que será executada com isenção de ISSQN para a empresa responsável, foi considerada urgente pelo presidente da Câmara, Rodrigo Kreutz. Ele destacou a importância da estrada, que, durante o período de calamidade, foi a única rota de acesso entre Arroio do Meio e Capitão.