Alunos do Madre Bárbara simulam Conferência da ONU 

EDUCAÇÃO

Alunos do Madre Bárbara simulam Conferência da ONU 

Trabalho foi apresentado na manhã desta segunda-feira. Estudantes representaram diferentes nações para debater soluções econômicas para países sem acesso ao litoral

Alunos do Madre Bárbara simulam Conferência da ONU 
Foto: Bibiana Faleiro
Lajeado

Para discutir soluções e desenvolver a argumentação, alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara participaram de mais uma Simulação da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), na manhã desta segunda-feira, 16. Com o tema “O caminho para a prosperidade econômica em países sem acesso ao litoral”, os estudantes representaram diferentes nações para debater estratégias relacionadas ao assunto proposto. 

Ao fim dos discursos e debates, foi criado um documento com as principais soluções elencadas pelos jovens. Professor de geografia do colégio, Lucas Porfirio Schneider coordena o projeto. Este é o segundo ano que a conferência é organizada.

A proposta, conforme Schneider, surge em parceria com curso de extensão das Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O professor cita três objetivos principais. Fazer com que os alunos possam ter contato com o curso e o meio universitário; buscar o entendimento de que apenas com a diplomacia é possível resolver grandes problemas mundiais, como as mudanças climáticas, o efeito estufa, além de entenderem o funcionamento da ONU. 

“Buscamos reverenciar estratégias de resolução de conflitos e problemas internacionais por meio da diplomacia. Temos grandes desafios globais e esses desafios não conseguem ser resolvidos a partir de proposições isoladas, precisam de um conjunto de nações e, nesse sentido, a ONU é a melhor invenção para atender esses desafios”, reforça o professor. 

O projeto é trabalhado em sala de aula por cerca de dois meses. Durante as etapas, estudantes de Relações Internacionais da UFSM visitam o colégio para explicar as regras da conferência, comportamento dos representantes dos países, assim como tirar dúvidas sobre o trabalho. 

Oportunidades

Estudante da turma 301, do 3º ano do Ensino Médio, Katieli Dessoy, 17, representou o Nepal durante a conferência. Ela produziu e leu um discurso defendendo as necessidades e expondo os desafios do país em relação ao tema da conferência. 

Ela conta que a preparação levou alguns meses e possibilitou que os alunos aprendessem mais sobre cursos como Relações Internacionais, Direito, Geografia, assim como política e economia. 

“É uma ótima oportunidade pra gente ir em frente em relação a falar em público, por exemplo, e também para saber se é um caminho a ser seguido fazer um curso que aborde esse lado”.

Preparação ao futuro

Outro estudante do 3º ano do Ensino Médio, da turma 302, Augusto Zanatta, 18, representou os Estados Unidos. Com o objetivo de cursar Direito na universidade, ele defende a conferência simulada com uma ferramenta importante para desenvolver habilidades de comunicação e argumentação. 

“A gente aprende em um ambiente mais dinâmico e realista o que vamos enfrentar no futuro. Faz com que a gente aprimore e avance cada vez mais para que, no futuro, a gente consiga atingir nossos objetivos”, destaca. 

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