A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou na última sexta-feira, 13, a suspensão das operações nos aeroportos de Canela e Torres até que sejam resolvidas questões operacionais. A decisão veio após a recente mudança na gestão dos dois aeródromos, que foram transferidos do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP) para a Infraero, estatal federal responsável pela administração de aeroportos.
A portaria que determina a interdição foi motivada pela desmobilização das equipes operacionais anteriormente ligadas ao DAP, que inclui gestores, operadores e profissionais responsáveis pela segurança e manutenção. Com a mudança, a Infraero ainda não nomeou novos responsáveis para assumir essas funções essenciais, o que levou a Anac a considerar que há riscos potenciais para as operações aéreas.
Apesar de ambos os aeroportos não estarem realizando voos comerciais, apenas aviação privada, a Anac tomou a medida preventiva para assegurar que todos os procedimentos e normas de segurança sejam devidamente cumpridos. A intenção da transferência para a Infraero é facilitar futuros investimentos e permitir a operação de voos comerciais em breve, principalmente em face do fechamento do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.