Com a chegada da primavera, chega também a 31ª edição da Festa das Flores. O retorno do Blumentanzfest, evento organizado pelo Centro Cultural Morgenstern, marca a retomada de eventos em Colinas. Considerada uma das maiores festividades do município, a programação precisou ser cancelada no ano anterior devido às cheias do Rio Taquari.
Em um novo local, a Festa das Flores ocorre neste sábado, 14, na Sociedade de Linha Ano Bom. O evento é conhecido por reunir dezenas de grupos folclóricos e enaltecer a cultura germânica. Cerca de 20 conjuntos de danças alemãs devem se apresentar e a expectativa é reunir cerca de 800 pessoas durante a festividade.
Cesar Buth, integrante da coordenação das apresentações do festival e vice-presidente do Centro Cultural Morgenstern, destaca que foram muitos desafios enfrentados desde o ano anterior, visto que Colinas foi um município com uma série de destruições.
“A cidade foi muito atingida pelas enchentes de setembro de 2023 e maio deste ano. O local onde ocorriam os eventos, no Ginásio Municipal, está inutilizado, sem previsão de conserto”, enfatiza. Devido a isso, a comissão organizadora optou por levar o evento a outro local. A mudança de espaço prevê algumas mudanças na dinâmica da festa.
Apesar de a comunidade de Linha Ano Bom não ter sido diretamente afetada pelas enchentes, a festa anual do primeiro semestre também não ocorreu, pois o ginásio foi usado como centro de doações. “Vamos fazer um evento um pouco menor, com menos grupos de dança se apresentando, mas com a mesma animação de sempre”, afirma Buth.
Sobre a estrutura, o vice-presidente enfatiza que não muda em relação aos últimos anos, a única diferença é que o jantar será servido no mesmo ambiente onde serão as apresentações. Já a animação fica por conta da Super Banda Real, de Nova Petrópolis. “O Blumentanzfest marca a retomada das festividades na cidade de Colinas”, celebra.
O retorno do Blumentanzfest é visto como um símbolo de recomeço para a comunidade. “Depois de tanta tragédia, fazer um evento desses significa o recomeço para nós. Toda dificuldade que estamos passando, perda de equipamentos de luz, som, trajes, patrimônio foi perdido, mas nada que não possamos recuperar. Vai ser um evento muito bonito.”
Além disso, ele relembra que o evento também é alusivo aos 200 anos da Imigração no Brasil. “Tivemos uma breve celebração em março, junto às festividades de Páscoa, agora será algo que ressaltará a importância cultural e histórica do evento para a comunidade”, diz.
Menina Flor e o Jardineiro
A Festa das Flores existe há mais de 30 anos e celebra a história da Menina Flor e o Jardineiro. O conto fala sobre uma menina muito sorridente e alegre que vivia em um pequeno reino. Todos gostavam dela. Exceto alguns homens maus que decidiram prender a Menina Flor.
O evento resgata a história de uma menina sorridente e alegre que vivia em um pequeno reino. Todos gostavam dela. Exceto alguns homens que decidiram prender a Menina Flor. Os moradores do reino salvaram a menina e prometeram, desde então, sempre cuidar de seus jardins.