O candidato à prefeitura de Muçum, Marcos Antonio Bastiani – PSDB, participou da sabatina desta sexta-feira, 13. Promovida pelo programa “Frente e Verso”, a entrevista foi definida por ordem de sorteio, com os postulantes do município. Bastiani apresentou propostas para reconstrução da cidade, implantação de um Distrito Industrial e desenvolvimento econômico.
ENTREVISTA
Marcos Antonio Bastiani, candidato à eleição de Muçum
O que lhe motivou a concorrer a prefeitura de Muçum num momento tão desafiador?
Estamos aqui nessa jornada que se iniciou dias atrás na busca do apoio de toda comunidade muçunense para esse pleito que se aproxima. As motivações são inúmeras e passam desde uma história que a gente cultivou ao longo desses quase 70 anos de vida em que a gente sempre participando das coisas da cidade e, também, como vereador, um cidadão ribeirinho que sempre esteve junto na construção dessa cidade.
Me senti na obrigação, digamos assim, numa jornada cívica de colocar o meu nome à disposição ao crivo dos muçunenses que estão carentes nesse momento tão crítico em que estamos passando e com um olhar de competência, acredito que colhi ao longo de toda essa vida profissional, com olhar de muita seriedade, confiança no futuro, tentar trazer para Muçum, e vamos conseguir isso com o apoio de vocês essa tranquilidade que o nosso povo tanto precisa e merece.
Então, é uma questão não do querer por querer ser prefeito de Muçum, mas sentindo a necessidade de estar junto da comunidade que tanto me acolheu desde os tempos voltando dos bancos escolares, da faculdade e trazer essa competência, diria assim, tantas vezes confirmada nas atividades como secretário de obras, participando de outras administrações e, ultimamente como vereador para que o povo de Muçum saiba qual o rumo devemos tomar juntos para reconstruir a cidade. Essa é a motivação principal.
Qual é o plano para reconstrução de Muçum?
A agenda hoje do Vale do Taquari é reconstrução, a palavra que primeiro traz uma série de reflexões para que as cidades do vale, principalmente Muçum, crie confiança novamente na sua vida e nas suas atividades para que volte à sua normalidade o quanto antes. Mas contudo, quero trazer também outro foco que é a manutenção do que se tem, afinal de contas, a cidade sim foi devastada, agora mesmo se anunciando através do governo federal o aporte de considerável soma para reconstrução de 177 casas, investimento do governo federal está aportando para Muçum, em torno de R$ 30 milhões, mas também temos que ter olhar sobre a questão do que está feito, do que existe e solidificou a cidade de Muçum ao longo das décadas.
Então, vai ser uma situação dupla, a busca de novas áreas, governo estadual fez também uma significativo aporte de recursos para desapropriação de uma área, e no Jardim Cidade Alta também no valor de R$ 80 mil, valor simbólico e serão aportadas mais outras 177 casas. Então, a reconstrução da situação das moradias já está de certa forma encaminhada. Existe outro programa também do recupera Muçum que apoiamos e estamos juntos, na busca dessas áreas para que possamos transferir essas famílias que tiveram suas perdidas. Busca de recursos e alguns encaminhamentos já feitos.
Outro ponto é o projeto de dragagem do rio Taquari e a implantação da Defesa Civil que é fundamental para o município e, também, fazendo ações da adequação das construções através do plano diretor onde estabelecidas as cotas de enchente, os prédios passem por algumas adequações.
Desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, qual sua proposta?
Essas coisas correm paralelo, não adianta ter população e não ter emprego ou vice-versa. Pretendemos e está no nosso planejamento de governo a implantação de um distrito industrial. Precisamos concentrar as indústrias em um lugar seguro, estamos vendo áreas para isso. Além das moradias que é assunto já bem encaminhado. Seremos parceiros também para a reconstrução da atividade da indústria e comércio, paralelamente com a questão da moradia.
As demais propostas do candidato podem ser acompanhadas na íntegra, na transmissão do programa Frente e Verso
Agenda de entrevistas – Frente e Verso
Arroio do Meio
- 16/09 – 8h30min – Danilo Bruxel – PP
- 17/09 – 8h30min – Paulo Grassi – PT
- 18/09 – 8h30min – Andre Vianini – PL
- 19/09 – 8h30min – Sidnei Eckert – MDB
Estrela
- 16/09 – 9h30min – Elmar Schneider – MDB
- 17/09 – 9h30min – Renato Horn – Bonitinho – PSB
- 18/09 – 9h30min – Jair Wermann – NOVO
- 19/09 – 9h30min – Carine Schwingel – União
- 20/09 – 9h30min – João Braun – PP