Inaugura hoje a nova unidade do Desco Atacado de Lajeado. Desde a fundação em 2010, quando inaugurou sua primeira loja na cidade, o Grupo Desco tem expandido de forma significativa a presença no mercado, transformando algumas unidades em atacado e introduzindo o conceito Desco Superatacado em 2019. Agora, com a chegada do Desco Atacado, a empresa reforça compromisso de oferecer um mix diversificado de produtos em diversas localidades, totalizando 14 unidades em todo o RS.
As festividades de inauguração começaram ontem, com uma carreata pelas principais ruas da cidade. Outro momento significativo ocorreu à tarde, quando comerciantes convidados da região, puderam vivenciar a primeira experiência dentro do Desco e já fazerem suas compras. Um momento de fortalecimento com o público consumidor e também a primeira oportunidade do contato com tudo que o empreendimento oferecerá.
O Desco Atacado traz uma estrutura de atacarejo para a Av. Senador Alberto Pasqualini. Com amplo estacionamento, ponto de recarga para carro elétrico, a nova loja promete oferecer uma experiência de compra que combina simplicidade, qualidade e preços acessíveis. A padaria com produtos da linha Italianinho e o açougue onde o cliente é atendido de forma personalizada, também incorporam a experiência do cliente com o jeito Desco de atendimento. A estrutura conta com mais de 5 mil metros quadrados de área construída.
Em 2023, o faturamento do Grupo alcançou R$ 1,65 bilhão e 3,5 mil colaboradores. A projeção para 2024 é ambiciosa.” Até o final do ano, esse número deve aumentar para 3,7 mil funcionários e a expectativa de faturamento é chegar aos R$ 1,9 bilhão”, destaca o presidente do Grupo Imec, Eneo Karkuchinsk. A abertura do Desco acontece hoje. às 7h30min, com cerimônia, e abertura ao público a partir das 8h.
O complexo da antiga Souza Cruz
A primeira unidade do Desco foi inaugurada em agosto de 2010. Na época, o atacado foi instalado no antigo complexo da companhia de cigarros Souza Cruz, que funcionou em Lajeado na segunda metade do século XX.
A Souza Cruz chegou ao município nos anos 1950, antes mesmo da BR-386 existir. O fumo vinha do interior pelas antigas entradas e, no complexo do bairro Americano, era enfardado e depois enviado a Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.
A instalação da indústria foi um marco para Lajeado, já que a Souza Cruz foi, por muito tempo, uma das maiores empresas da cidade, quando empregava mais de 250 pessoas. Na época, a Av. Acvat era de chão batido e a atual Av. Senador Alberto Pasqualini tinha o nome de Presidente Roosevelt e era feita de paralelepípedos.
As atividades em Lajeado foram encerradas nos anos 1980, mas a área ficou em posse da fumageira pelo menos até os anos 2000. Ainda hoje, parte dessa antiga estrutura existe: a velha chaminé da caldeira, o reservatório de água e os pavilhões onde ficava o fumo.
A nova unidade do Desco, inaugurada nesta quinta-feira, 12, funciona ao lado, num espaço em que, no tempo da indústria de cigarros, era depositada a lenha da caldeira. Um pouco mais à frente, onde hoje fica o McDonald’s, estava o chamado “Laguinho da Souza Cruz”.