Chama o Enoir!

Opinião

Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi

Chama o Enoir!

A saúde em primeiro lugar”. Quis o destino que um dos principais mantras da trajetória política de Paulo Costi pesasse na difícil  decisão de renunciar à candidatura a prefeito de Encantado. Ainda mais neste momento, quando se orgulhava em dizer que, embora os  72 anos, “estava mais motivado do que nunca” para voltar ao comando do município.

Em recuperação em casa, após ser diagnosticado com pneumonia, e com a necessidade de se afastar da campanha nas ruas por uns dias para repousar e concluir o tratamento médico, ele segue como candidato, mas agora na condição de vice. Paulo troca de lugar com  Enoir Cardoso.

Em nota oficial, o experiente político escreve que a decisão de inverter a nominata na chapa PP-PDT foi embasada em “conversas e  muito diálogo” e “em comum acordo”. Ao mesmo tempo, demonstra total confiança na capacidade do parceiro Enoir, que “sempre esteve ao meu lado, tem uma visão clara para o futuro da nossa cidade. Tenho plena confiança em sua capacidade de praticar a boa política, que tanto prezamos e de conduzir Encantado pelo caminho que sonhamos”.

Foto: Divulgação

Vice-prefeito eleito em 2016, ao lado de Adroaldo Conzatti, e candidato a prefeito em 2020 na dobradinha PP-MDB, Enoir assume a desafiadora missão de mobilizar os simpatizantes a buscarem os votos necessários para recolocar o PP na prefeitura. “Ainda no  hospital, o Paulo me pediu pra eu assumir a candidatura a prefeito para ele poder se recuperar. Aceitei de coração aberto, porque o nosso compromisso com a comunidade permanece o mesmo “, me escreveu Enoir. “A gente sabe que é tiro curto, os dias passam rápido. Mas estamos convictos de que o povo absorveu nossas ideias “. Restam 24 dias. Para alguns, tempo suficiente para “Chamar o Enoir”!

ACI-E conversa com candidatos

A ACI-E tem assumido um papel de protagonismo em diferentes pautas nos últimos anos, desde o videomonitoramento, o plano de  concessão das rodovias e, agora, as enchentes catastróficas, só para citar algumas. E também por isso, os dirigentes querem que os  candidatos a prefeito e a vice de Encantado assumam o compromisso com novas demandas pontuais que impactam na vida dos  encantadenses.

Embora já tenha encaminhado sugestões às três campanhas, a associação entende ser importante o contato mais próximo para validar e reforçar os pedidos. Para isso, agendou uma conversa com os seis políticos para os dias 27 de setembro (Luciano Moresco e Professora Ivete), 1º de outubro (Jonas Calvi e Baixinho Orsolin) e 2 de outubro (Enoir Cardoso e Paulo Costi).

Os “Cafés com os Candidatos” serão realizados no Centro Empresarial ACI-E, das 8h às 9h, com acesso exclusivo para os associados da ACI-E e também da CDL. As inscrições devem ser feitas pelos canais da associação. “Esse compromisso será importante para  podermos cobrar do eleito a implementação das ações”, antecipa a presidente da ACI-E, Raquel Cadore.

Lembro que atividade semelhante foi feita nas eleições de 2020, quando os então candidatos Adroaldo Conzatti e Enoir Cardoso  reuniram-se com os dirigentes da ACI-E. Naquele ano, os dois assumiram o compromisso de apoiar a criação do Programa de  Desenvolvimento Econômico Local, o PRODEL. E foi o que aconteceu mais tarde, já no período em que Jonas Calvi havia assumido a prefeitura em razão do falecimento de Conzatti.

Entrevistas com os candidatos

Luciano Ongaratto (MDB) e Juliano Moretto, o Maninho (PSD).

A cobertura eleitoral na Rádio A Hora tem sido intensa nos últimos dias. No estúdio de Encantado, estavam previstos debates com os postulantes aos cargos de prefeito de Putinga e Coqueiro Baixo. E a regra é clara: em caso de não participação de um candidato, o programa é adaptado para entrevista com aquele que confirma presença. Além de disponibilizar minutos valiosos para explanação sobre as propostas de governo, a conversa também possibilita ao eleitor conhecer a trajetória pessoal dos candidatos.

Putinga

Com a ausência de Fabio Zarbielli (PP), ouvimos Juliano Moretto, o Maninho (PSD), de 38 anos. E uma das propostas do atual  presidente da Câmara, que nasceu no Distrito de Xarqueada, gosta de acompanhar as notícias pelo rádio e atua no ramo da construção civil, é diminuir o número de CCs na Prefeitura, aproximar os serviços das secretarias de Obras e Agricultura, retornar com o convênio com o Hospital de Clínicas de Passo Fundo e recuperar o interior do município e seus incríveis 1,2 mil quilômetros de estradas de chão batido.

Coqueiro Baixo

Sem a presença de Juari Ceratti (PP), conversamos com Luciano Ongaratto (MDB), de 52 anos. Natural da comunidade de Linha Alegre Baixa, o caçula de uma família de 12 filhos é o único que nasceu no hospital. Na década de 1980 chegou a trabalhar com alguns irmãos no ramo de churrascarias em Porto Alegre, mas depois optou por retornar para o interior dos pais e investir na agricultura. Presidente da Câmara em três legislaturas, Ongaratto pretende dar sequência ao trabalho realizado pela atual administração e ajustar o que for necessário. Uma de suas preocupações é estruturar o município para conseguir minimizar o impacto de futuras catástrofes  ambientais.

Anta Gorda

Nesta sexta-feira, 13, das 16h às 17h, vamos conhecer as ideias de Estevão Cauzzi, do PP. O atual prefeito Xico Frighetto (Republica-
nos) alegou outros compromissos.

Jatir segue na campanha em Relvado

A assessoria jurídica do candidato a prefeito de Relvado, Jatir Radaelli (MDB), já ingressou com recurso na justiça eleitoral de Encantado. Os advogados contestam a decisão da juíza Vanessa Azevedo Bento que acatou o pedido do Ministério Público e indeferiu o registro da candidatura de Jatir por processos de improbidade administrativa que o tornariam inelegível.

A ação foi movida pela coligação “Relvado Para Todos”, do atual prefeito e postulante à reeleição, Carlos Fraporti, o Loiso. Enquanto isso, Jatir mantém a rotina de atividades de campanha. Sem dúvida, uma situação que garante um “tempero” a mais para os 1,8 mil  habitantes às vésperas do pleito.

Eu pergunto:

E agora, com a fumaça das queimadas, vai voltar o “fique em casa”?

Acompanhe
nossas
redes sociais