O candidato à prefeitura de Roca Sales, Jones Wunsch (Mazinho) – PP, participou da sabatina desta quarta-feira, 11. Promovida pelo programa “Frente e Verso”, a entrevista foi definida por ordem de sorteio, com os postulantes do município. Mazinho apresentou propostas para reconstrução do comércio, da cidade e desenvolvimento econômico.
ENTREVISTA
Jones Wunsch, candidato à eleição de Roca Sales
O que te leva a ser candidato a prefeito de Roca Sales?
É um desafio enorme onde temos ideia do desafio e caminhando nessa campanha, a gente vai sabendo cada vez mais o tamanho do desafio que Roca Sales enfrenta no momento. Precisamos estar muito atentos a vários temas, não há um tema específico. Precisamos ser propositivos em várias áreas de atuação e o que me leva é o desafio, desafio de que as pessoas boas, do bem tem que ajudar na reconstrução da nossa cidade.
Quando você fala em ser propositivo, quais suas propostas efetivas para o futuro de Roca Sales?
Num primeiro momento, vencendo a eleição e assumindo o município, precisamos tomar par da situação financeira e isso é o mais importante de tudo, pois dizer que vamos fazer isso ou aquilo, reconstruir é muito fácil, então, a gente precisa tomar par da situação financeira do município. Fui secretário e sei que o orçamento de um município não comporta grandes obras que a gente precisa fazer. Vamos começar a nossa obra, começar nossa jornada na reconstrução do município. O
município tem capacidade para dar uma reestruturada no centro, falo em termos de limpeza, infraestrutura para o centro, mas também não podemos esquecer do interior que se encontra abandonado. Ainda temos pessoas sem acesso, a produção parada porque não tem estrada. O município precisa ter um olhar atento na cidade e no interior.
Depois dessa reestruturação do centro, queremos fazer uma parceria com a CIC para ver onde o município pode auxiliar na reconstrução do comércio. A indústria também está aguardando soluções de obras maiores para voltar a investir em Roca Sales. Enfim, recuperando a credibilidade do nosso município, tenho certeza de que a gente vai aos poucos reconstruindo tudo que a gente precisa reconstruir.
Onde e como se perdeu a credibilidade no teu ponto de vista e como recuperar?
Acho que a gente precisou passar por alguns transtornos que nos levaram a perder o crédito com as pessoas de fora, com a região. Tivemos escândalos de doações que foram rio abaixo, que estavam guardadas e tudo isso ajuda ao município ter uma mancha. Tem pessoas que querem auxiliar o município, mas estão aguardando o que vai ser daqui para a frente. Então, a gente quer trazer uma esperança, uma nova forma de administrar o município e, assim, vamos conseguir recuperar a credibilidade de Roca Sales.
Qual a proposta para levar mais segurança e incentivar o setor primário?
A partir de janeiro, queremos fazer um levantamento de tudo que a gente consiga auxiliar os produtores na questão de estradas e acessos, obras mais emergenciais. Hoje temos vários programas como a lei de subsídios, temos várias leis e talvez transformá-las em uma só para que o produtor tenha mais agilidade, por exemplo, na contratação de horas-máquina, na contratação da silagem, queremos também incentivar os jovens na sucessão familiar no campo, para que ele possa se especializar e voltar para sua propriedade para ali produzir.
As demais propostas do candidato podem ser acompanhadas na íntegra, na transmissão do programa Frente e Verso
Agenda de entrevistas – Frente e Verso
Muçum
13/9 – 8h30min às 8h50min – Marcos Bastiani – PSDB
13/9 – 9h35min às 9h55min – Mateus Trojan – MDB